Câmara de Monchique apoia construção de lar de idosos

ouvir notícia

A autarquia vai apoiar com mais de 600 mil euros a construção de um lar de idosos em Marmelete e um centro de dia e apoio domiciliário em Alferce

A câmara de Monchique assinou, no passado dia 29 de outubro, protocolos com o Centro de Dia de Marmelete para a construção de um lar residencial naquela freguesia, cujo investimento é superior a um milhão de euros, assegurados por fundos comunitários e um esforço financeiro de mais de 510 mil euros por parte da câmara municipal.

Na mesma cerimónia foi assinando com a Casa do Povo de Alferce outro protocolo, prevendo a adaptação de um edifício para funcionar um centro de dia e para o projeto de apoio domiciliário, cujo investimento ultrapassa os 240 mil euros. O financiamento deste projeto está aprovado por fundos europeus e conta com o apoio financeiro de mais de 97 mil euros por parte da câmara de Monchique.

- Publicidade -

Segundo o presidente da autarquia, Rui André, “este ato representa o início de uma caminhada para todos, quer no aumento das capacidades de oferta de equipamentos na área social, bem como no cumprimento dos objetivos estratégicos da câmara municipal para este setor”.

“Temos um concelho envelhecido. Necessitamos de dar resposta às pessoas que mais necessitam de carinho e conforto, no caso em concreto para a população mais idosa”, sublinhou o autarca.

Rui André referiu ainda que os apoios da câmara não se esgotam na construção de equipamentos. “É necessário promover atividades que combatam o envelhecimento, aquele envelhecimento do esquecimento, do isolamento. Necessitamos de ter planos pós reforma, onde a questão do ´equipamento-lar´ seja a última das opções e não a primeira”, conclui o presidente da autarquia, rematando que a câmara de Monchique vai promover o apoio domiciliário, a organização de atividades no âmbito educativo, lazer, voluntariado, “entre tantas outras áreas onde é possível fazer muito mais”.

As obras dos dois equipamentos, em Marmelete e Alferce, devem arrancar ainda este ano, devendo estar concluídos e em funcionamento em 2013.

JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.