ALGARVE

“Cuidar do Idoso” é tema de palestra em Alcoutim

“Cuidar do Idoso” é o mote da palestra que será organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim, no próximo dia 5 de novembro (sexta-feira), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h00.

Saber quais são os maiores problemas dos idosos e a melhor forma de os minimizar, numa abordagem que vai dos afectos aos cuidados médicos, é a proposta desta palestra conduzida por Ana Maria Lopes, médica internista do Hospital Central de Faro, e por Ana Dora Veiga, enfermeira no mesmo hospital.

Esta iniciativa nasce da vontade da Câmara Municipal de Alcoutim em apontar novos caminhos para trabalhar com os idosos.

Segundo Francisco Amaral, presidente da autarquia, “um apoio domiciliário eficiente resolveria problemas como a lotação esgotada de lares e hospitais”.

Para o autarca, a formação técnica de pessoas que possam fazer este acompanhamento domiciliário “é uma obrigação de todos: Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, IPPS e autarquia”.

“Já entrámos em contacto com as entidades responsáveis para poder desenvolver um curso formativo nesta área”, garatiu Francisco Amaral.

Apesar de ser dirigida, principalmente, aos dirigentes e funcionários dos lares e centros de dia, a organização explica que esta sessão será também importante para os familiares que tenham idosos ao seu cuidado.

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste