CARLOS ALBINO

SMS 379 EM ESCASSOS TRÊS DIAS…

Referiu, e bem, o diretor do Jornal do Algarve, Fernando Reis, a perda de urbanidade dos algarvios ou, como disse, a arte de bem receber como era tradição e lhes era próprio. É verdade. Não é este o sítio mais indicado para identificar as causas dos destemperos de trato, nem a correção desse mal que é público e notório deve ser feita apenas em função do turismo que, queiramos ou não, é a bitola da sociedade algarvia. Mas não é desapropriado testemunhar o que me aconteceu no domingo, segunda e terça, escassos três dias:

1 – Uma rapariga que, saída de garagem à berma da estrada, deixou o carro atravancando metade de estrada municipal a seguir a uma curva apertada, forçando-me a travagem brusca, perante reparo delicado meu, enxotou-me como se enxota um cão e fez-me aquele gesto que apenas alguns desculpam a Carlos Queirós ou a bêbados de circunstância…

2 – A mulher que passeava dois cães atrelados deixou que estes fizessem à minha porta aquilo que nem Satanás permite à porta do inferno, e perante delicado reparo meu, deitou de imediato pela boca palavras equivalentes ao que os cães deitaram…

3 – Na esplanada de praia, a meio da manhã, e ainda quase tão deserta como Guimarães, confrontado com batuque de se ouvir na linha do mar alto, a rapaz tatuado aos botões, perante delicado reparo meu, respondeu simplesmente: “Tás incomodado, pá? Põe rolhas nos ouvidos, oh meu!”…

4 – Num café, pedi a substituição de um copo sujo à vista desarmada, veio outro copo sujo e que voltou para trás, veio outro como os anteriores, e perante um delicado reparo meu, o empregado de mesa não esteve por menos: “Se voceia quer melhor, olhe!, beba pela garrafa”…

5 – Um jeep conduzido por rapariga de óculos escuros presos aos cabelos, por pouco que não me ia passando a ferro numa passadeira de peões devidamente assinalada. Notando pelo retrovisor um delicado sinal meu apontando para a sinalética, nem mais nem menos, lá adiante ela fez aquilo que apenas se aprende com o ex-ministro Pinho…

6 – Na avenida principal da cidade, um homem trintão de fato imobiliário escuro e pasta de causídico formado em Beja, talvez inadvertidamente ao cruzar-se comigo, debitou para o chão aqueles quesitos de valente escarradela. Perante um delicado reparo meu, ele sorri e diz-me: “Caro senhor, dê-se por feliz não ser atingido”. E seguiu, empertigado e a badalar a pasta tal como os imperadores impotentes badalam o que simulam não lhes faltar…

7 – Numa tabacaria em zona de “turistas de luxo” – não é assim que se diz? – procurava eu um jornal que me interessava. A rapariga do balcão apontou, voltou a apontar e eu não conseguia descortinar. Ao quarto pedido de apoio, a rapariga solta intempestivamente aquele “Ali! Ali, homem! Não vê, ou quer que lhe empreste os meus óculos?” e após sorriso de desdém para este português continuou a atender um cliente alemão por gestos.

Em escassos três dias, é demais. E não cabe aqui contar o que terceiros me narraram ter-lhes acontecido numa junta de freguesia, na segurança social em Faro e nuns serviços camarários. Não cabe e um desses casos é até inacreditável. Vamos bem.

Flagrante obrigado à GNR: Em curva perigosa, o meu carro teve uma avaria simples mas suficiente para o imobilizar. Surgiu-me uma patrulha de trânsito da GNR e foram inexcedíveis – um deles até foi colocar o sinal de aviso de perigo, outro ajudou-me a colocar o colete. Solícitos em tudo, ates da retirada perguntaram-me se queria algum apoio. Fiquei sem saber os seus nomes e eles sem saber o meu. Obrigado.

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

1 COMENTÁRIO

  1. Crise de identidade; crise de alteridade; crise de boas maneiras e de educação moral e cívica; de cidadania, de respeito para com o meio ambiente; de falta de consideração para com os mais velhos; sobranceria e arrogância; enxovalho quando somos atendidos pelos mais novos em estabelecimentos comerciais; é o que estamos a assistir a esta 3.ª geração pós 25 Abril 74. Isto quanto aos nacionais. Quanto à diáspora, passa-se o mesmo com a agravante e a escusa na língua que não sabem falar (a nossa), nem da cultura que não querem assimilar, preferindo muitos deles viver no seu “gheto”. Neste caso, quase toda a diàspora, como maior incidência para a British, que ao fim de mais de trinta anos radicados no Algarve, a maioria não pronuncia uma única palavra em português para além do “obrigado”. Quanto aos “algarvios”, andam com os valores todos trocados. A escola e as telenovelas alguma importância hão-de ter, no comportamento que evidencia esta nossa juventude algarvia. O problema é deles. Eles um dia hão-de aprender à sua própria custa, quando virem as portas fecharem-se na cara, com os propósitos que eles hoje evidenciam. Os tempos correm de feição contra eles. Quando se acabar o aconchego paternal, e tiverem de enfrentar sózinhos a carestia da vida que se avizinha, verão como será duro comer o pão que o diabo tem amassado para eles roerem juntamente com a sua falta de boas maneiras para com os seus superiores, patrôes, e de um modo geral, os mais velhos. E vão ter deixar de tratar os outros por “você”, e a não dizer “o que é que quer”, e aprender a dizer “se faz favor”, a pedir desculpa, e a dizer obrigado.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.