15 anos a levar o ensino da guitarra a jovens de fora dos grandes centros

ouvir notícia

.

A Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, dinamizada pela Associação de Guitarra do Algarve, apresenta-se ao público no próximo dia 2 de julho, no Teatro das Figuras, em Faro, pelas 21h30, com um concerto integrado nas comemorações do seu 15.º aniversário.

Este projecto regional para jovens, em especial para os que vivem fora dos grandes centros urbanos, tem promovido o ensino da música, em torno da guitarra e instrumentos afins. Naquele espetáculo, será apresentada uma retrospectiva do repertório que marcou a sua actividade nos últimos anos. Os bilhetes já estão à venda no Teatro das Figuras.

A Associação de Guitarra do Algarve é uma associação cultural, sem fins lucrativos, constituída em 2001 e sediada em Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro. Tem como objetivo, participar, fomentar e contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico juvenil da região do Algarve.

- Publicidade -

O projeto “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve” envolve atualmente onze dos 16 concelhos do Algarve, representados cada um por uma instituição local denominada Polo Dinamizador (juntas de freguesia, associações, casas do povo, centros culturais, entre outros). Até hoje, já passaram mais de 1200 jovens por este projeto.

Com uma incidência própria de raiz cultural, esta iniciativa “não se fecha nem se limita ao seu principal objetivo formal, mas é, preferencialmente, um produto de princípios ou processos de boas práticas que, através da Educação Artística, contribuem para a formação íntegral da pessoa humana, nomeadamente, dos jovens a quem é dirigido este projeto”, explicam os responsáveis.

A Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve realizou, desde a sua criação, em 2001, mais de 150 concertos, de norte a sul do país e no estrangeiro, 56 encontros globais e 42 encontros interassociativos. “Podemos dizer, de forma mais abrangente, que as atividades culturais também ajudam a aproximar pessoas de regiões periféricas à realidade do centro urbano, mostrando o que este pode oferecer e como, de algum modo, se pode tornar acessível ao jovem”, defendem os mesmos responsáveis.

Todas estas práticas culturais estão a produzir a própria identidade da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve e a identidade de um projeto criado pelos jovens e com os jovens da maioria dos concelhos do Algarve.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.