Movimento cívico contra nova ponte no centro de Tavira

ouvir notícia

O movimento Tavira Sempre criticou esta sexta-feira o previsto avanço da nova ponte sobre o Rio Gilão, em Tavira, que considerou inútil e indutora de pressão automóvel sobre o centro da cidade, local “onde já existem três pontes a atravessar o Rio Gilão”.

Garantindo que o movimento corporiza uma forte oposição popular ao projeto, o Tavira Sempre condena “o absoluto desprezo que a Câmara Municipal de Tavira tem demonstrado pela opinião daqueles para quem devia governar”.

“A este desprezo pelas populações juntam-se outras razões como a absoluta inutilidade desta obra que, aliás, a Câmara Municipal, não cuidou de demonstrar. Mais uma ponte onde já existem três, a atravessar o Rio Gilão”, sustenta o Tavira Sempre.

- Publicidade -

Além da pressão automóvel, dos problemas de estacionamento e do aumento da poluição, o movimento questiona qual o impacto deste projecto sobre o ambiente, quer na fase de construção, como na fase de utilização.

“Qual o impacto deste projecto sobre o Rio Gilão, quer na fase de construção, como na fase de utilização?; qual o impacto deste projeto no tráfego na cidade de Tavira, quer na fase de construção, como na fase de utilização?”, interroga, lamentando que nada disto se saiba “porque, pura e simplesmente, o executivo camarário tudo fez à revelia da população de Tavira”.

Sustenta que a Câmara Municipal de Tavira deveria ter promovido um processo de avaliação de impacte ambiental, pois a lei, “não o impondo neste caso, permite (e aconselha) que o mesmo se faça”.

“É uma questão de cuidar dos impactes que o processo possa causar, no ambiente, na paisagem, no património cultural, nomeadamente arqueológico, no fundo, na vida das pessoas e na defesa de um património comum”, observa a nota.

O grupo espera que “haja bom senso” por parte da Câmara Municipal de Tavira e que esse bom senso conduza à suspensão da obra. “No entanto, este grupo está disponível para prosseguir pelas vias que forem necessárias para parar a aberração que está a crescer no meio da nossa bela cidade”, conclui.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.