1700 pessoas já foram apoiadas pelos GIP do Baixo Guadiana

ouvir notícia

.

Desde agosto de 2015, os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) do Baixo Guadiana já abrangeram mais de um milhar de pessoas. Estes gabinetes apoiam empresários e desempregados através de uma abordagem descentralizada e de proximidade com a população. Emprego, formação e empreendedorismo são as palavras-chave deste serviço.

Em oito meses de trabalho os relatórios dos GIP apontam 1725 pessoas que já beneficiaram deste serviço. O último relatório estatístico, referente ao primeiro trimestre de 2016, de janeiro a março, evidencia que o GIP interveio junto de 724 pessoas, um gabinete descentralizado que funciona como suporte à intervenção dos serviços de emprego.

O objetivo é o estabelecimento de contactos entre empresários e empregados, através da promoção de uma abordagem multidisciplinar e de grande proximidade com as populações no território do Baixo Guadiana, destacando que se trata de um gabinete que leva o «Centro de Emprego» à população.

- Publicidade -

Aqui constaram atividades de apoio à procura ativa de emprego, captação e divulgação de ofertas de emprego, apoio à colocação, divulgação de medidas de emprego, formação profissional e empreendedorismo, visitas a entidades, entre outras.

Para além estas ações, continua a ser prestado apoio ao serviço de emprego de VRSA numa base diária. Às entidades é dado apoio personalizado no âmbito da preparação de candidaturas, acompanhamento de processos, documentação, pedidos de reembolso e encerramento de contas.

Relativamente à caracterização dos utentes deste 1º trimestre, com habilitações até ao 5º ano de escolaridade constaram 60 pessoas; entre o 6º e o 8º ano de escolaridade 150 pessoas; do 9º ano até ao 11º ano a maior fatia populacional, com um total de 435 indivíduos; por último, com igual ao superior ao 12º ano do ensino secundário apenas um total de 79. No que diz respeito aos grupos etários a reportar que a faixa dos 31 aos 54 anos de idade representa 415 pessoas das 724.

Recorde-se que a Associação Odiana assinou em julho de 2015 contratos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a gestão de três Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) no território, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Os interessados em marcação de reunião com os GIP do Baixo Guadiana pode utilizar os seguintes contactos de e-mail: [email protected], [email protected], [email protected].

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.