2010 foi o ano mais chuvoso da década em Portugal

ouvir notícia


O ano de 2010 foi o mais chuvoso da última década em Portugal Continental, superando em 20% a média dos 30 anos anteriores, revela o Relatório Anual do Clima do Instituto de Meteorologia.

O ano de 2010 foi o mais chuvoso da última década (2001-2010) em Portugal Continental, tendo registado 1063 mm de precipitação média, o que superou em 20% o valor médio dos 30 anos anteriores (1971-2000), de acordo com o Relatório Anual do Clima do Instituto de Meteorologia (IM).

No ano passado foram atingidos vários recordes: fevereiro foi o mais chuvoso dos últimos 24 anos; no Funchal atingiu-se a maior precipitação desde 1949 a 2 de fevereiro (111 mm); em Lisboa o inverno foi o mais chuvoso desde 1870 (774,9 mm) e a primavera a mais chuvosa dos últimos 51 anos.

- Publicidade -

Em contrapartida, julho foi o mais seco dos últimos 24 anos e agosto o mais seco dos últimos 23 anos. Nas temperaturas, julho registou também o valor mais alto da temperatura máxima desde 1931, abril foi o mais quente dos últimos 13 anos (igualmente para a temperatura máxima) e março o mais frio em 24 anos.

Cheias, ondas de calor, tornados e neve

O ano passado ficou marcado também por vários fenómenos extremos: cheias na Madeira, Lisboa e Açores; quatro ondas de calor; tornados e trombas de água em Lisboa, Tavira, Sintra e região Centro; neve em locais de baixa altitude no norte e centro do país.

Entretanto, segundo a Organização Meteorológica Mundial, 2010 foi um dos três anos mais quentes da Terra desde 1850, quando começaram a ser feitos de forma sistemática os registos climáticos consolidados. O aquecimento foi mais acentuado em África, no Ártico e em algumas regiões da Ásia.

O IM divulgou também o balanço da atividade sísmica no ano passado. Registaram-se 2341 sismos, número semelhante a 2009, e a maior parte dos sismos no Continente teve o seu epicentro em áreas submersas.

Virgílio Azevedo /Rede Expresso

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.