ALGARVE ATUALIDADE ECONOMIA REPORTAGEM ÚLTIMAS

220 pessoas ficam sem emprego por dia!

[mobileonly] [/mobileonly]

Em apenas um mês, o número de desempregados na região algarvia cresceu acima dos 6.600. Isto significa que 220 pessoas caíram diariamente no desemprego no passado mês de novembro! Albufeira, Loulé e Portimão são os concelhos mais afetados pelo aumento do desemprego, mas nenhum dos 16 municípios algarvios escapa a este drama, que é cada vez menos estatístico e mais visível na região.

O nível de desemprego no Algarve mantém-se em máximos históricos, com taxas bem acima da média nacional. Os últimos números do IEFP revelam que só no passado mês de novembro ficaram sem emprego mais 6.604 pessoas na região. Isto equivale a uma média surpreendente de 220 novos desempregados por dia em apenas um mês!!!

Assim, no total, as estatísticas contabilizam agora 27.348 desempregados inscritos nos centros de emprego do Algarve, mais 13 por cento que no mesmo mês do ano anterior (24.202) e mais 15,8 pontos percentuais em relação ao mês de outubro deste ano (23.624).

Estes números já representam recordes históricos na região, mas a situação poderá ainda agravar-se mais nos próximos meses, conforme já realçaram ao JA fontes sindicais.

“É natural que no primeiro trimestre de 2011 existam mais de 33 mil pessoas sem emprego”, prevê António Goulart, da União de Sindicatos do Algarve (USAL), que tem vindo a alertar para um agravamento do desemprego na região sem precedentes.

Para este crescimento desmesurado do desemprego que se tem vindo a verificar ao longo do último ano, com destaque para o mês de novembro, muito contribuiu o encerramento de dezenas de empresas durante esta época baixa.

E, para piorar a situação, as ofertas de emprego no Algarve também caíram 7,9 por cento em novembro, em relação ao mês anterior, e para metade, em relação ao ano homólogo.

Ou seja, existem atualmente apenas 489 ofertas de trabalho para 27.348 desempregados, contra as 968 disponíveis em novembro de 2009!

(Texto publicado na íntegra na edição em papel do Jornal do Algarve – dia 23 de dezembro)

NC/JA

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste