Governo inaugura primeiro ponto de carregamento

ouvir notícia

No dia em que se completa um ano do lançamento do programa de mobilidade do carro elétrico, o Governo inaugura o primeiro ponto de carregamento da rede piloto e até já fala em antecipar prazos de conclusão.

Quando foi lançado, a 29 de junho de 2009, a rede nacional piloto de mobilidade eléctrica, uma das primeiras da Europa, previa 320 locais de abastecimento de carros eléctricos no final deste ano e 1.300 até ao final de 2011.

“Passado um ano vamos dar um passo importante, que é passar do programa para a realidade. Foi um ano intenso, mas hoje vamos pôr o primeiro ponto de carregamento da Mobi-e no terreno”, declarou aos jornalistas o responsável do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal, João Dias.

- Publicidade -

“Por detrás deste primeiro ponto” – considerou o mesmo responsável – “está todo um sistema, está uma plataforma integradora que permite que à medida que se acrescentam pontos eles sejam pontos de uma rede”. “Sem este sistema inteligente, sem este valor acrescentado, não passaria de uma tomada com um proteção à prova de água. Este sistema integrado, com inteligência, é que permite fazer a diferença e tornar esse sistema muito atrativo” até no exterior, frisou.

João Dias explicou que o projeto piloto da mobilidade elétrica – atualmente já com legislação publicada, com os 1.300 primeiros pontos já escolhidos e marcados e a ponto de ter uma sociedade gestora.

A cerimónia de inauguração do primeiro ponto de carregamento, hoje de manhã no Parque das Nações, contará com a presença do primeiro ministro, José Sócrates.

NVI

***Ao abrigo do Acordo Ortográfico***

JA/Lusa


- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.