25 de Abril: Discos Orfeu estão de volta

ouvir notícia

A editora Orfeu, um dos grandes marcos da música popular portuguesa, está de volta com novos discos e reedições a marcar o 25 de abril.

Foi um dos selos mais importantes da música popular portuguesa. Marcou o percurso de músicos e poetas nacionais, como Zeca Afonso , Sérgio Godinho , Fausto, Lenita Gentil e Adriano Correia de Oliveira . Em plena época comemorativa do 25 de abril, a editora Orfeu está agora de volta com re-edições e novos álbuns, que passam pela música, a poesia e o humor.

“Onde Mora o Mundo” é o nome de um disco de canções resultante da parceria musical entre o multi-instrumentista Afonso Pais e o compositor JP Simões , que assina neste album todas as letras. O trabalho é interpretado por músicos de excelência: Carlos Barretto, Alexandre Frazão, Tomás Pimentel, Jorge Reis, Guto Lucena e Luís Cunha. Conta ainda com a participação especial de Perico Sambeat, um dos melhores improvisadores europeus no saxofone alto.

- Publicidade -

“REintervenção” é um tributo à obra de Zeca Afonso, músico que teve o selo da Orfeu entre os anos 60 e 80. Com participações de artistas tão díspares como Amélia Muge, Janita Salomé, Cool Hipnoise , Terrakota e Filipe Raposo, o disco reúne 14 temas.

Poesia e humor

A poesia marca presença com um álbum duplo: de um lado “País de abril”, título de um poema de Manuel Alegre , do livro “Praça da Canção”; do outro “O Operário em Construção”, uma viagem entre universos tão distintos como o de Vinicius de Morais , Bertolt Brecht e Alexandre O’Neill . Com voz de Mário Viegas e participação musical de José Calvário e José Luís Tinoco, ao piano, e José Niza, na viola acústica.

“25 de Abril – Confidencial /Proibição de voltar à direita” é o nome do disco duplo de Mena Matos , provavelmente um dos melhores imitadores portugueses de todos os tempos.

A Orfeu foi criada pelo empresário portuense Arnaldo Trindade, que embora fosse negociante no ramo dos eletrodomésticos, era também um apaixonado pela música. O espólio da editora pertence atualmente à Movieplay.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.