2500 crianças e jovens participam nas Férias Desportivas

ouvir notícia

.

Cerca de 2500 crianças e jovens entre os seis e os 16 anos vão participar na 22ª edição das Férias Desportivas, uma iniciativa da Câmara de Portimão que decorre entre 2 de julho e 10 de agosto, e que tem como objetivo proporcionar uma ocupação saudável dos tempos livres durante as férias de verão, através de atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental.

Organizadas em três turnos (o primeiro de 2 a 13 de julho, o segundo de 16 a 27 de julho e o terceiro de 30 de julho a 1o de agosto), as atividades das Férias Desportivas realizam-se nos seguintes núcleos: escolas EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, Prof. José Buísel e Júdice Fialho, complexos desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande, destinando-se a crianças entre os seis e os 12 anos e funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00. Na Área Desportiva da Praia da Rocha, as atividades dirigem-se a jovens dos 13 aos 16 anos e decorrem entre as 9h30 e as 13h00.

No total, vão participar nas Férias Desportivas 2012 cerca de cem monitores entre os 17 e 25 anos, cuja responsabilidade será apoiar as crianças em todas as atividades previstas no programa.

- Publicidade -

Nesta edição, volta a realizar-se o projeto Férias Desportivas Jovens Excecionais, que tem como objetivo proporcionar momentos lúdico-pedagógicos, desportivos e de lazer às crianças e jovens com os mais diversos diagnósticos de incapacidade física e/ou mental, que serão devidamente acompanhados por técnicos especializados.

O projeto decorre na Quinta Pedagógica de Portimão, no complexo desportivo da Mexilhoeira Grande e na praia acessível da Marina de Portimão, oferecendo aos participantes várias propostas de estímulos multissensoriais, para que se desenvolvam e integrem cada vez melhor na sociedade, nomeadamente através de asinoterapia, dança adaptada, relaxamento, natação adaptada, canoagem adaptada, etc.

Datas para inscrições

A partir desta semana, quem quiser frequentar o primeiro turno já se pode inscrever, enquanto no que diz respeito ao segundo turno, a data é a partir de 9 de julho e, finalmente, a partir de 23 de julho os interessados poder-se-ão inscrever para o terceiro turno.

A inscrição tem um valor de 50 euros e inclui taxa de seguro, almoços, iniciativas desportivas e recreativas. Para as atividades da Área Desportiva da Praia da Rocha, o valor da inscrição é de 25 euros e inclui taxa de seguro e atividades desportivas.

Os beneficiários de facilidades no acesso às atividades do projeto deverão apresentar o comprovativo do abono de família no ato de inscrição, podendo obter uma redução de 60 por cento se pertencerem ao escalão A ou 1, e de 40 por cento se integrarem o escalão B ou 2.

As inscrições podem ser feitas nas escolas EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, Professor José Buísel e Júdice Fialho, complexo desportivo da Mexilhoeira Grande e complexo desportivo de Alvor, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. No caso das atividades na Área Desportiva da Praia da Rocha as inscrições devem ser realizadas nas novas instalações da Divisão de Desporto da Câmara de Portimão, Rua do Oceano Atlântico, lote 10, loja 5, Encosta da Marina, no mesmo horário.

No que toca às Férias Desportivas Jovens Excecionais, as inscrições devem ser feitas na Quinta Pedagógica, Rua David Gonçalves Vieira, Aldeia Nova da Boavista, telefone 282 480 730 e custam 40 euros por turno.

Para todos os gostos

Muitas são as práticas desportivas que irão ocupar os participantes, do basquetebol ao futebol de 7, passando pelo futsal, voleibol, ténis, badminton, surf, andebol, natação, ginástica desportiva, ginástica rítmica, dança hip hop, judo, atividades rítmicas desportivas, vela, canoagem, snorkerling e windsurf.

Cada turno irá elaborar o Jornal das Férias Desportivas, um meio de comunicação que permite aos intervenientes diretos relatar e transmitir as vivências e momentos mais marcantes deste período, constituindo um meio privilegiado de partilha e divulgação do projeto com o exterior e com a família.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.