30 migrantes aprendem português em Albufeira

ouvir notícia

Um dos objetivos desta formação é igualar a oportunidade dos migrantes no acesso ao emprego

O município de Albufeira, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), entregou recentemente 30 diplomas a pessoas da Ucrânia, Guiné-Bissau, Bangladesh, Eritreia, Nepal e Índia, que adquiriram o patamar da fluência em língua portuguesa.

“Ao todo, 30 pessoas da Ucrânia, Guiné-Bissau, Bangladesh, Eritreia, Nepal e Índia, que residem no concelho, usufruíram desta aprendizagem mediante aulas ministradas numa sala da Escola Fixa de Trânsito, por uma formadora capacitada para o efeito”, adianta a autarquia.

Destes formandos, 17 eram mulheres e 11 possuem formação superior, quatro detêm a formação do ensino secundário, quatro frequentaram o ensino correspondente ao 9º ano e duas o 1º ciclo. “Um dos motivos comuns a estes formandos é a necessidades de fluência escrita e falada em língua portuguesa para poderem obter mais e melhor emprego”, frisa a câmara municipal.

- Publicidade -

Entretanto, Albufeira pretende vir a ministrar mais ações de formação neste âmbito, especialmente na chamada “época baixa”, como modo de integração e apoio a todos aqueles que escolheram Albufeira como uma nova oportunidade de vida. Refira-se que a barreira linguística é um dos principais entraves na integração social, pelo que o município tenta combater esta situação cedendo periodicamente formação a quem necessita de fluência linguística em português.

O município de Albufeira, para além das formações que tem disponibilizado, ainda oferece aos migrantes residentes no concelho os serviços do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, que presta apoio, em questões relacionadas com a legalização, trabalho, saúde, educação, reagrupamento familiar, nacionalidade e retorno voluntário.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.