32 mil pessoas expostas a derrocadas e deslizamentos no Rio de Janeiro

ouvir notícia

Segundo as autoridades brasileiras, cerca de 32 mil pessoas vivem em zonas de risco de derrocadas e deslizamentos no Rio de Janeiro.

A proteção civil está a sensibilizar os moradores para os perigos em parceria com o Estado brasileiro e os 31 municípios que estão na zona de risco.

Para os especialistas, o grande desafio será preparar a população para quando as chuvas começarem a cair e aumentar o risco.

- Publicidade -

A proteção civil está ainda a treinar elementos para auxiliar na remoção dos moradores das áreas de risco em caso de alerta de fortes chuvas.

Segundo as autoridades da capital brasileira, para médio e longo prazo está prevista a instalação de novos sistemas de alarme em todas as áreas de risco iminente. E também serão distribuídos telemóveis que receberão avisos via SMS em caso de emergência.

A proteção civil pretende desta forma evitar tragédias como a que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011, quando fortes chuvas provocaram enchurradas, deslizamentos de terra e mataram oficialmente 905 pessoas. Mais de 300 foram consideradas desaparecidas.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.