33 mil anos de história para “mexer” em Vila do Bispo

ouvir notícia

Entre os milhares de artefactos exumados com mais de 30 mil anos encontram-se ferramentas de caça e ossos de leão e lince, provavelmente caçados devido às suas peles

Vários objetos de caça e de atividades diárias, assim como milhares de ossos de animais caçados (incluindo leão), podem ser manuseados, no próximo dia 25 de julho, em Vale de Boi. Trata-se de mais um “Dia Aberto” neste importante sítio arqueológico, onde foi registada a mais remota presença humana conhecida em todo o sul peninsular. Ou seja, esta poderá ser mesmo a primeira comunidade humana no Algarve

 

Descoberto em 1998, o sítio pré-histórico de Vale de Boi, em Budens, concelho de Vila do Bispo, tem sido alvo de escavações regulares há quase 17 anos. No próximo sábado, dia 25 de julho (entre as 10h00 e as 16h00), os especialistas responsáveis pelos trabalhos arqueológicos vão promover mais um dia aberto ao público, com o objetivo de dar a conhecer a área (que se estende por mais de dez mil metros quadrados) e abrir pistas para o passado da região.

- Publicidade -

A iniciativa na jazida arqueológica paleolítica de Vale Boi (localizada perto da EN125, entre Lagos e Vila do Bispo), é organizada pelo Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, em colaboração com a Câmara de Vila do Bispo.

Durante as visitas, será possível ver todos os materiais e tecnologias que são utilizadas durante as escavações arqueológicas. Os participantes vão ainda contar com a presença de vários arqueólogos que irão explicar todo o processo. Segundo os especialistas que conduzem as escavações, este é mesmo um dos melhores locais em Portugal para compreender a fase inicial da presença humana na Península Ibérica…

(Toda a informação para ler na última edição do JA – dia 23 de julho)

Nuno Couto/JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.