43% de negativas na prova de aferição de Matemática

ouvir notícia

.

Média dos alunos do 4.º ano caiu 14 pontos percentuais. Na prova de Língua Portuguesa os resultados foram semelhantes a 2011.

Os resultados das provas de aferição realizadas pelos alunos do 4.º ano foram conhecidos ontem e mostram uma descida significativa dos desempenhos a Matemática e a manutenção das classificações a Português.

Quase metade (43%) dos mais de 105 mil alunos que realizaram a prova de aferição de Matemática tiveram nível negativo. Em 2011, tinham sido apenas 19%. A média manteve-se positiva, mas caiu de 68,3% para 53,9%.

- Publicidade -

Em comunicado, o Ministério da Educação e Ciência lembra que o teste de Matemática incidiu sobre o novo programa da disciplina, só agora generalizado a todos os alunos.

Apesar de não contarem para a nota – a partir do próximo ano letivo serão substituídas por exames nacionais e terão um peso de 25% na classificação final – as provas dão conta das dificuldades que os alunos sentiram com esta nova abordagem.

Já na prova de Português o desempenho dos alunos do 4.º ano não se alterou significativamente. A média foi de 66,7% (contra 69,3% em 2011) e apenas um em cada cinco alunos foi classificado com nível negativo. Ainda assim, uma subida face aos 12% de negativas registadas no ano passado.

As provas de aferição são classificadas de A (nível mais alto) a E (a nota mais baixa).

Isabel Leiria (Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.