Nobel da Paz conquista lugar de deputada na Birmânia

ouvir notícia

A opositora birmanesa e líder do movimento democrático, Aung San Suu Kyi, conquistou um lugar de deputada, pela primeira vez na sua carreira política, nas eleições legislativas parciais de hoje, afirmou o seu partido, a Liga Nacional para a Democracia (LND).

“Aung San Suu Kyi conseguiu 82 por cento dos votos” na circunscrição rural de Kahwmu, declarou à agência noticiosa francesa AFP um elemento da LND, Tin Oo, antes da divulgação dos resultados oficiais.

Diante da sede da Liga em Rangum, centenas de partidários da prémio Nobel da Paz exprimiam a sua alegria gritando e cantando.

- Publicidade -

Segundo Tin Oo, Aung San Suu Kyi venceu em todas as assembleias de voto daquela circunscrição a duas horas de Rangum.

Um outro responsável do partido indicou que a LND conseguiu pelo menos 11 lugares, entre os quais o da conhecida dirigente.

Nestas eleições intercalares na Birmânia estavam em disputa 45 lugares (44 dos quais contavam com candidatos da LND): 37 na câmara baixa do parlamento (de um total de 440), seis na câmara alta e dois em câmaras regionais.

A comunidade internacional encara estas eleições como um teste às reformas do governo “civil” birmanês, que substituiu a junta em março de 2011, embora os militares continuem a controlar o país.

É a primeira vez que que o partido da Prémio Nobel da Paz, a Liga Nacional para a Democracia, participa numas eleições desde 1990.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.