A comida nas escolas algarvias é boa e recomenda-se

ouvir notícia

.

As refeições das escolas algarvias têm uma “elevada qualidade nutricional”, de acordo com resultados do Programa de Promoção da Qualidade Nutricional das Refeições em Estabelecimentos de Educação do Algarve, promovida pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

“Entre os anos letivos de 2004/2005 e 2015/2016 registou-se uma melhoria significativa da qualidade nutricional das refeições das escolas algarvias”, revelam os resultados da avaliação, que foram apresentados no passado dia 4 de junho, em Faro, “verificando-se uma taxa de variação de cumprimento global dos critérios de 64%, tendo-se constatado no ano letivo de 2015/2016 uma taxa de cumprimento global de 72%”.

Este programa de vigilância da qualidade nutricional das ementas fornecidas em todas as escolas da rede pública do Algarve, é “o único a nível nacional que avalia as ementas escolares de toda a região”, com análises comparativas entre anos letivos e com dez critérios de avaliação da qualidade nutricional das ementas.

- Publicidade -

No ano letivo de 2015/2016, foram avaliadas 3.286 ementas provenientes de 377 escolas frequentadas por 59.856 alunos de quatro níveis de escolaridade diferentes.

Alcoutim cumpriu todos os critérios a 100%

Dos dez critérios avaliados, a coordenadora do programa realçou “o cumprimento em pleno das sopas com produtos hortícolas ou leguminosas e também o cumprimento da percentagem máxima de fritos nas ementas”, acrescentando ainda que 4 dos 16 concelhos têm uma classificação final de muito bom, ou seja, acima dos 90%, sendo que Alcoutim cumpriu todos os critérios a 100%.

Rui Lima, da Direção Geral da Educação, elogiou o trabalho desenvolvido nos últimos anos pela equipa de nutricionistas da ARS Algarve em parceria com as escolas do Algarve: “Os resultados são bastante animadores e demonstram que o Algarve está no bom caminho. Não é por acaso que a região do Algarve é a que apresenta os valores de prevalência da obesidade mais baixa a nível nacional”.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.