A cultura sai à rua na Mexilhoeira Grande

ouvir notícia

.

“Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua!” é o nome da iniciativa que vai decorrer, no próximo sábado, 26 de setembro, das 14h00 às 23h00, no adro da igreja matriz e nas ruas desta freguesia de Portimão.

Esta atividade, inserida nas Jornadas Europeias do Património, arranca com uma visita orientada pelas ruas da freguesia, à descoberta da sua história, passando pelo barbeiro, pelo sapateiro, pela misericórdia e pela igreja matriz.

A moagem e pão, empreita, vime, cortiça, atabua, rendas, ervas e mezinhas, doçaria, medronho, mel, vinho, queijo, biscoitos, produtos agrícolas e marisco da ria, são alguns exemplos das atividades e produtos que se poderão encontrar, com histórias transmitidas na primeira pessoa pelos seus protagonistas.

- Publicidade -

Os jogos tradicionais também não serão esquecidos e não faltarão o pião, os berlindes, a malha, a corda, as caricas, a macaca, o arco e flecha, os jogos do burro e das cinco pedrinhas, entre outros, que poderão ser praticados por todos.

Às 16h30 terá lugar a atuação dos acordeonistas Lígia, Belinha, Dinis Correia e Filipe Miguel e às 18h00 do Rancho Folclórico da Figueira.

Às 20h30, ao som do Grupo Coral Adágio e das concertinas dos mexilhoeirenses, inicia-se a recriação da descasca do milho com testemunhos populares e os tradicionais biscoitos fritos e a aguardente a acompanhar.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.