“A Dama da Luz” de José Cruz na Biblioteca de VRSA

ouvir notícia

O escritor, José Estêvão Cruz, irá apresentar no próximo dia 24 de outubro, quinta-feira, às 18h00, o livro “A Dama da Luz”, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António. Este é o segundo volume da trilogia “Bloqueios de Fronteira”, publicado pela editora Guadiana, sendo que o primeiro livro, denomina-se “Águas Vivas de Levante” e foi editado no ano de 2015.

Esta trilogia «procura romancear os conflitos que tem existido nas comunidades piscatórias em ambos os lados da fronteira luso-espanhola, Castro Marim, Vila Real de Santo António, Ayamonte, Canela, La Higuerita e Redondela, quando as fronteiras eram porosas, os cabeços de areia eram altamente produtivos e habitavam em ambas as margens do rio Guadiana, portugueses, espanhóis, catalães, valencianos, cristãos e mouros, homens livres e escravos, num harmónio de cabanas de colmo», afirma e editora Guadiana.

A obra “A Dama da Luz”, cuja ação se passa no ano de 1760, onde «vemos Mariana e Brandão fundarem uma pequena companhia de pesca e exploração de salinas, na vila de Castro Marim e em Monte Gordo e assistimos aos relacionamentos na porosa fronteira do rio, onde as autoridades exerciam um tíbio controlo, numa espécie de terra de ninguém transfronteiriça. Ao mesmo tempo, o Iluminismo começa a soprar na Europa ventos de mudança, com a ascensão do mercantilismo e da burguesia e perspetiva-se a fundação de uma nova cidade junto da foz do Guadiana», explica a editora.

- Publicidade -

José Estêvão Cruz já publicou cinco romances, sendo “Sol e Sal”, Viprensa, de 1996, o primeiro; depois escreveu “Xá e Luís na circunstância”, Viprensa, em 2014; “Águas Vivas de Levante”, da Editora Guadiana, em 2015; “A Misteriosa Sovieta Ulianova”, Viprensa, em 2018. Publicou ainda com produção da Editora Guadiana: contos “Marés Travessas”, em 2013; poesia, “Brumas de Barra”, em 2011, e “Multiversos”, poesia, em 2019. Estreou-se na poesia, em 1999, com a obra “Neurónios Flutuantes”, da Viprensa.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.