A manutenção do covid-19

Confesso que me enganei e quero dar a mão à palmatória. Ao contrário do que aventei, apesar das altas temperaturas, a contaminação manteve-se, inclusivé entre nós no Algarve e até no Alentejo, para além de Lisboa e arredores e outros focos ao longo do País. Que não por acaso sem significado na Madeira ou Açores…


De qualquer forma se tivermos possibilidade – o que creio fundamental – de analisar em pormenor nomeadamente o significativo surto de Lisboa e arredores não me admiraria que a disseminação do vírus se venha processando praticamente face a face, já pela forma de habitação transporte e toda uma promiscuidade que só quem conhece sabe valorizar. Ora, é em meu modesto entender, que é aí que está a justificação para a diferença com outros países da Europa v. g. Áustria Dinamarca Holanda Dinamarca, etc. onde a situação é completamente diferente. O problema reside em que este vírus tem uma capacidade infecciosa muito superior ao da gripe p.ex. Se a distância entre o infetado contaminante e o contaminado for suficientemente pequena a infeção propaga-se… As festas espúrias – que deveriam ser devidas punidas – e as concentrações de pessoas sem qualquer controlo eficaz provam-no. Mas, quanto a mim, o grande problema reside, sem dúvida, nos bairros pobres da periferia da grande Lisboa que os turistas e as câmaras de televisão evitam, sabe-se lá porquê. Seria necessário não ter vergonha de entender como vivem estas pessoas, não só imigrantes dentro e fora de casa, das suas condições de salubridade, quantos dormem no mesmo espaço, como e quantos se reúnem nos reduzidos espaços de convívio, etc… E, por outro lado, as condições de trabalho nas empresas (que não todas iguais, diga-se!) particularmente na construção civil que se localizam, não por acaso, na periferia de Lisboa.


É, evidentemente, aí que se deve e tem que intervir.


O problema é como?


Claro que não é fácil nem realizável em curto prazo. Mas, convenhamos, se não entendermos estas prioridades, de par com o drama dos lares como cernes da pandemia, adivinho um próximo inverno muito dramático.


Oxalá me engane…


Quanto a nós aqui no Algarve, por muito mal que o turismo externo inc. Inglês nos ignore (fia-te no amigo e não corras!!!) apesar de um aumento de casos que necessita sempre ser devidamente esclarecido e explicado à população (ponto de partida, cadeia de contágio, local, perigo de contágio, etc) o que infelizmente não acontece… creio que podemos e devemos ter alguma tranquilidade e estar atento à evolução do próximo mês de Agosto.


Depois… voltaremos a falar… caso se justifique.

Eurico Gomes

Médico, Presidente da Direção e Diretor Clínico da A.E.D.M.A.D.A. IPSS Área da Saúde Associação Diabéticos do Algarve

– Clínica de Diabetes

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.