A poesia está na rua em Olhão

ouvir notícia

.

A segunda edição do Encontro Internacional Poesia a Sul vai decorrer entre os dias 21 e 30 de outubro, na cidade de Olhão, numa organização da câmara municipal. Este ano, o programa inclui atividades que vão desde a poesia à música, passando por exposições, teatro, debates, apresentações, leituras e recitais. Assegurada está já também a presença de poetas de renome de todo o mundo.

A iniciativa – que é mais uma vez comissariada pelo poeta olhanense Fernando Cabrita – arranca na sexta-feira, 21 de outubro, às 21h30, com o espetáculo “12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado”, por Napoleão Mira & Reflect. A performance tem lugar no auditório municipal de Olhão.

O encontro tem o seu início oficial marcado para mais cedo, às 18h00, com a sessão inaugural, que decorre no salão nobre dos paços do concelho, presidida pelo presidente da autarquia, António Pina. O dia reserva ainda a apresentação do mais recente volume de Fernando Cabrita, Oito Livros de Oito Poetas, a inauguração de duas exposições no auditório municipal e, a fechar a noite, um momento de poesia e música.

- Publicidade -

O sábado, dia 22 de outubro, começa com duas palestras no museu municipal de Olhão, a partir das 15h00. A primeira, por Fernando Cabrita, versa sobre o poema The Waste Land, de T. S. Elliot. De seguida, o espanhol Augusto Thassio de los Infantes fala sobre a vida e a morte de Miguel Hernandez.

Livros, teatro e palestras

Outro dos destaques do dia vai para o debate “A Poesia e o Ensino”, que acontece na galeria Sul Sol e Sal, a partir das 18h30, com as presenças de Anabela Batista, Nélia Estevão, Paulo Penisga e Pedro Oliveira Tavares.

No domingo, dia 23, às 11h00, o espaço Cantaloupe recebe “Poesia com Vista para o Mar”, onde serão apresentados livros de Pedro Jubilot e Raquel Zarazaga, havendo ainda leituras de textos por vários poetas.

Às 17h00, há teatro nos mercados municipais, pelos Te-atrito. Meia hora mais tarde, no mesmo espaço, Teresa Rita Lopes dá uma palestra subordinada ao tema “Pessoa e o Livro do Desassossego”. Ao fim da tarde, às 19h30, sempre nos mercados municipais, haverá espaço para uma leitura, pelas vozes de Rogério Cão e Fernando Cabrita.

A segunda-feira é dedicada à apresentação dos livros de Miguel Godinho e António Ventura. Na terça-feira, dia 25, é a vez dos autores Adília César, Marco Mangas, José Luís Rua Nacher e Eladio Orta darem a conhecer ao público as suas mais recentes obras.

João Pereira, Pedro Tavares, Said Trigaoui, Eva Vaz, Chi Trung e Luís Ene apresentam volumes da sua autoria na quarta-feira, dia 26 de outubro. As sessões decorrem a partir das 18h00, na galeria Sul Sol e Sal. Este dia ficará ainda marcado pela exibição da película Howl, de Allen Ginsberg, na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, e pelo espetáculo de poesia e música de João Pereira e Eduardo Patarata, no espaço Cantaloupe.

Homenagem a Casimiro de Brito

O espaço eleito para a programação de quinta-feira, dia 27, do Poesia a Sul, é a Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, onde decorre, a partir das 18h00, uma homenagem ao poeta algarvio Casimiro de Brito, no âmbito dos 55 anos da Poesia 61 – A Geração de 1961 e a Nova Poesia Portuguesa.

As atividades do II Encontro Internacional Poesia a Sul – Olhão 2016 prolongam-se até dia 30 de outubro, com atividades literárias, musicais e lúdicas. Esta edição ficará também marcada por visitas diárias de poetas a escolas e lares do concelho e pela apresentação do prémio literário escolar João Lúcio.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.