A questão da água no Algarve

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

O Algarve tem um problema sério com a água. Ou melhor, com a falta de água. É um problema que a maioria dos habitantes do Algarve não pensa. Afinal, abrem as torneiras e agua jorra a um preço relativamente barato.
Acho que ninguém discorda coma existência do problema da água. Podemos discordar é se ele é urgente ou não. De acordo com conversa com alguém que trabalha na distribuição de água no Algarve, as barragens da região estavam, em junho deste ano, a menos de metade. A ser verdade (provavelmente é e desejo que não), se não chover até ao final do ano e com o consumo normal), as barragens esgotam-se. Sendo assim, seriam tomadas medidas para diminuir o consumo de água no Algarve.

Talvez esteja a pensar que estou a ser alarmista e desejo que tenha razão. Afinal, é normal chover até dezembro no Algarve. É verdade: Porém, existem também anos em que não chove até dezembro e outros em que pouco chove. Do meu ponto de vista, a margem de segurança é demasiado curta e deveriam ser tomadas medidas para a aumentar.
Convém notar que o problema não é exclusivo do Algarve. Outras partes do país (como o Alentejo) também têm o mesmo problema.

As medidas que agradam à maioria das pessoas são do lado da oferta. Ou seja, aumentar a água disponível sem que isso se reflita nos preços. Por exemplo, construindo mais barragens sem passar o custo para os consumidores.

Outra hipótese é ir buscar água ao mar e tirar-lhe o sal e outras impurezas que a tornam imprópria para consumo. Isso é feito em algumas zonas de Espanha. O problema é que continua a ser um processo caro, o que eleva o preço ao consumidor.

Outra hipótese de conseguir mais é, de certa forma, voltar ao sistema de cisternas. Pessoalmente, vivi um ano numa casa que não tinha água corrente e com uma cisterna que armazenava a água da chuva. Era utilizada sem qualquer problema para beber e cozinhar. Era o suficiente para a maior parte das necessidades de águas mas não todas. Quando há muito não chovia era necessária comprar água trazida por camiões para encher a cisterna.

Existem países onde os prédios têm cisternas próprias que são utilizadas complementarmente ao sistema público de distribuição de água. Pessoalmente, não vejo qualquer problema, por exemplo, em utilizar água da chuva, por exemplo, no autoclismo. Talvez devesse passar a ser obrigatório nas zonas do pais com problemas de água, os prédios novos passarem a ter, obrigatoriamente, uma cisterna.

O ideal era utilizarmos a água de uma forma mais eficaz sem aumentar o preço. Todavia, temo que isso não aconteça verdadeiramente sem a subida dos preços. Por exemplo, os agricultores poderiam utilizar mais a rega gota a gota, o que levaria a grandes economias de água. O problema é que sistemas de rega goa a gota custam dinheiro e os agricultores fazem as contas.

Outra possível medida é imitarmos a Alemanha (um país com muito mais água) em relação aos lava-loiças. Na Alemanha é normal existir um botão que desvia a água para um balde. Isso é feito quando não está a ser utilizado detergente e essa é utilizada, por exemplo, para regar plantas.

As hipóteses de medidas são muitas. Provavelmente, nenhuma delas resolve por si só a questão da água. Porém, a tomada das mais diversas medidas contribui para diminuir o problema. Tarde ou cedo, temos de tomar medidas porque o problema não vai desaparecer nos próximos tempos por artes mágicas.

Ivo Dias de Sousa

*professor da Universidade Aberta – [email protected]

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.