A serra. Viagem ao interior de uma saudade habitada (1)

A cisão mediterrânica, primeiro. Embora o território tenha marcas ou se ressinta de um mediterrâneo tardio. Aqui, com mescla atlântica.


A fratura continental, também. Provocada pela rotura que a barreira montanhosa a norte, (e que se estende de uma ponta à outra da região) provoca na planície extensa e continuada do Alentejo. Entrados no Algarve, depois da terra arrepiada, o breve, lento e tranquilo desmoronar no oceano.


Subsidiária, em larga medida, destes dois constrangimentos, a região, vê, dentro de si, acontecer ainda outra realidade. A formulação de um contraste entre dois territórios física e mentalmente distintos; o litoral e a serra.


A morfologia decretou fronteiras e definiu identidades. A noção de interioridade vamos buscá-la à Geografia, sobretudo. O que nos discursos oficiais sobre o país se determina por «interior», no Algarve corresponde à «serra».


Invocá-lo vem quase sempre a pretexto das marginalidades que esse território concentra em si.


Não é assunto novo os problemas do interior serrano nem exclusivos da nossa circunstância. Lembre-se a formulação de Jorge Gaspar que construiu a feliz metáfora do Algarve como «Portugal deitado» onde, diga-se, se soma à coincidência de perfil as duas unidades geológicas (Orla Sedimentar e Maciço Antigo), a oposição entre o litoral e o interior e, também, a bipolaridade urbana Lisboa-Porto, entendida, entre nós, na correspondência Portimão-Faro.


Essa semelhança estende-se de igual forma às dinâmicas sociodemográficas e económicas do território. O nosso interior, a serra, tal como no resto do país encontra-se, quando não está ao abandono, envelhecido. Um mundo na iminência de ruir.


Hoje, esses problemas são favorecidos na sua ressonância e sublinhado pelo despovoamento de muitos sítios e pela ameaça de ficarem sem habitantes outros tantos lugares que ainda se conservam agarrados à vida por conta de meia dúzia de almas.

Conte-se o número de crianças que têm nascido por esses montes fora e a contabilidade dos vivos e dos mortos não deixará dúvidas quanto ao futuro. Coagular a regressão demográfica afigura-se como imperativo. O verbo é esse mesmo. Intencional a aproximação ao sangue. A serra esvai-se de gente como veias que se cortam.


No fundo só uma visão nostálgica nos impede de assumir como natural a relação ancestral do homem com os lugares.

Ocupação e abandono. Partimos das aldeias, e mesmo das pequenas cidades do interior, da mesma forma que abandonamos os livros já lidos.


Quando as suas ideias já não nos alimentam, as suas palavras não acrescentam conhecimento, esquecem-se. Quando a sua leitura deixou de ser uma paisagem que nos enche a alma abandonamos os livros e os seus autores. Procedemos da mesma forma com os lugares que não nos garantem subsistência. Que outra coisa é hoje, senão um lugar deserto, a obra literária de Assis Esperança?


Regresso ao escritor farense em função do título, «Pão Incerto», de 1960. Assis Esperança (1892-1975) domicilia a ação do seu romance em Alfamar, um espaço literário que corresponde, grosso modo, ao concelho de Aljezur enquanto espelho da serra algarvia. «Pão Incerto» começa com a conferência de um engenheiro agrónomo que vai à vila debater os problemas agrícolas.

Aproveitamento das terras e tudo quanto significasse aumento dos rendimentos.


Boa fecundação das sementes, técnicas para salvar os solos em degradação, aumento das exportações, «floresta contínua desde o Guadiana às costas de Alfamar: sobreiros, azinheiras, pinheiros e medronheiros, os terríveis eucaliptos desterrados ali, e para sempre».


Importava recuperar os tempos de prosperidade que os serrenhos tinham vivido no início da «Campanha do Trigo». Impedir que com cada homens válidos que partia para o estrangeiro fosse um pouco da riqueza da nação.


A serra é ali sinónimo de trabalho árduo e miséria. Maria da Graça, filha Francisco da Várzea, um pequeno proprietário, procura persuadir o seu pai a vender as terras, a ir para a Argentina, como os da banda da serra de São Brás de Alportel ou como os do concelho de Faro que saiam à farta para o Canadá. Vender tudo e abalar, nem que fosse para Lisboa. «Quadra-lhe bem estourar de fome?» Perguntava-lhe ela. Como Maria da Graça não havia raparigas solteiras que quisesse ficar por ali.


O antropólogo Manuel Viegas Guerreiro em «Uma Excursão à Serra do Algarve», de 1956, dá-nos conta da mesma preocupação.


Refletindo sobre o povoamento florestal, em equação na altura, (e que poria cobro à utilização rotineira e criminosa do solo) entendia que ninguém estava em melhor posição do que os serrenhos para avaliar os benefícios de proteger e plantar novas árvores. Apreciar o alto valor da cortiça e o preço compensador do medronho. Da parte deles não via resistência.


Quanto a si os problemas tinham raízes culturais e económicas. O fogo impiedoso dos seareiros sem escrúpulos que reduziam as sobreiras a cinzas só se poderia resolver com a criação de novas condições de vida para a população. Empregando uma parte dela nas tarefas das futuras plantações e deslocando a outra para lugares onde o seu esforço pudesse ser útil, tanto a si, como à economia da nação.


Tanto no caso de «Pão Incerto», como na observação de Viegas Guerreiro em pano de fundo está a preocupação e o esforço em acautelar a rotura nos equilíbrios ambientais, social, demográficos e económicos sedimentados historicamente. Manter as pessoas agarradas à terra. Impedir a emigração e a concentração nas cidades do litoral.


Os diagnósticos, relatórios, discussões e programas que incidem sobre a marginalidade geográfica, social e económica do interior nunca deixou de motivar reflexão, ação e crítica. Ainda que a avaliação dos resultados e das consequências pouco satisfaçam não se podem afirmar que as preocupações políticas tenham estado arredadas da sua problemática. Nunca foram incisivas, é certo, mas até que ponto poderiam ser eficazes mesmo que aplicadas com acerto e determinação? Atualmente, a agonia impossível de ignorar e a circunstância de uma nova realidade laboral que permite que um número significativo de pessoas trabalhe a partir de qualquer lado, apenas com recurso a um computador e acesso à internet vieram abrir um campo de possibilidades novo para o interior.

(continua na próxima edição)

Salvador Santos

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.