SMS: A tal galinha e o tal ovo

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Vai para séculos que se tenta testar o grau de inteligência dos iguais ou semelhantes, com a tal pergunta – qual foi a coisa que primeiro surgiu, o ovo ou a galinha? A reforma eleitoral entra já no mesmo grau de dificuldade para quem tente responder se, mudando o que deve ser mudado, foi o ovo ou a galinha. Toda a gente sabe que a democracia eleitoral pelos carris em que está a andar não chegará muito longe, se não houver uma reforma profunda dos procedimentos que implicam os partidos e o exercício da cidadania, mas pouco ou nada se faz para evitar a degradação do sistema. Degradação, neste caso, significa abstenção e indiferença perante o chamamento ao voto, e significa também nepotismo e traficância no exercício dos poderes que resultam do voto. O ovo está nas listas eleitorais, a galinha está na assinatura que os ganhadores fazem no ato de posse.

Aproximam-se mais umas eleições legislativas, são já conhecidas as listas que os partidos vão apresentar a sufrágio, e nada, nada mudou nos procedimentos, na lei e nas mentalidades. Sendo claro que o ovo não existe sem a galinha e que esta só pode sair de um ovo e não de uma pedra da calçada – as duas coisas, tal como são, coexistem – quando se devia ter mexido no assunto, nada se fez e agora é tarde e vai contra as regras do jogo. O resultado para as regiões frágeis politicamente e à mercê de mercenários da política, como é o caso do Algarve (não tenhamos ilusões), é surgirem listas completamente desfasadas do eleitorado, servindo interesses difusos e carreiras políticas erráticas.

Não interessa discutir se as pessoas que integram as listas são ou não as mais adequadas, aptas, competentes e com currículos probatórios. Nem tem interesse discutir se a lista do partido x é melhor do que a do partido y ou z. Muito menos fica bem avaliar se em vez de um ovo não deveria ir outra galinha, se em vez de ir em terceiro lugar porque é que não foi em segundo, ou porque razão em primeiro ugar não surgiu a tal estrela luminosa em vez de uma estrela cadente. Isso não tem interesse ser discutido agora. Agora conta apenas a lista, o ovo. A lei é assim, o voto nominal não está contemplado; as listas regionais estão interditas, os partidos decidem, e, assim sendo, tanto um justo à cabeça da lista pode enfiar no parlamento uma fila de gente sem cara, paraquedista ou mesmo pérfida, como um pérfido à cabeça pode beneficiar do resto da lista cheia de justos.

Falhou o debate da reforma eleitoral e agora é impossível, como também será improvável que estes ovos dêem galinhas diferentes, continuando o desinteresse em reformar. Reformar a sério. E para se reformar é preciso discutir a forma em que se está. Haja coragem política.

Flagrante falta de água: Pouca gente se compenetrou da gravidade do assunto em grande parte do Algarve. Em meados de agosto temos tempo…

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.