A22: Cristóvão Norte diz que descontos são “ilusão de ótica”

ouvir notícia

O deputado social-democrata algarvio Cristóvão Norte considerou esta quinta-feira que os descontos anunciados para as portagens das ex-SCUT – entre as quais a A22 – são uma “ilusão de ótica” e ficam “muito aquém dos compromissos e expectativas”.

Segundo o parlamentar do PSD, “um condutor que circule diariamente na Via do Infante, nos primeiros 7 dias não tem descontos e entre o 8º dia e o 15º terá um desconto de 25%. Só a partir do 16º dia é que o utilizador tem um desconto de 40%”.

Assim, observou, “se o condutor usar a A22 todos os dias, o desconto máximo que  consegue alcançar são 25% por mês, em média”.

- Publicidade -

O social-democrata salienta que os descontos nas portagens “não são cumulativos” e que foram criados “à imagem daquilo que foi a anterior medida” de descontos destinados a empresas situadas no Algarve, que “se aplicavam apenas a 1% do universo das viaturas que transitam na A22”.

“Cada dia a menos que se circula na Via do Infante é mais um desconto que se perde”, glosa o deputado, que “preferia que se adotasse uma metodologia que assegurasse uma redução de 50% para todos os cidadãos, em igualdade de circunstância”, tal como preconiza o programa do PSD.

Cristóvão Norte acredita que “a redução poderia ir bastante mais além” e que deixará de fora as pessoas que visitam o Algarve no verão, que poderão não utilizar a Via do Infante “porque provavelmente não terão passagens suficientes para beneficiar dos descontos”.

Para o deputado, apesar do “jogo de ilusão”, os descontos são “um passo positivo pois não se pode dizer que reduzir as portagens é negativo”. 

No entanto, Cristóvão Norte quer que a Via do Infante “sirva também como uma ferramenta para descongestionar, naquilo que é possível, a utilização da Estada Nacional 125”.

O deputado do PSD pelo círculo de Faro evoca a existência de estudos que demonstram que “é possível fazer uma redução do preço, sustentada no aumento da utilização e sem perda de receita para o Estado”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.