Abertas inscrições para festival de observação de aves de Sagres

ouvir notícia

Já estão abertas as inscrições nas atividades do 12º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres, evento dedicado à natureza que se realiza entre 1 e 5 de outubro, e pretende “mostrar o espetáculo da migração de aves e a beleza do barlavento algarvio aos amantes da natureza de vários pontos do país e mesmo do mundo”, anunciou o Município de Vila do Bispo.

O programa está online em www.birdwatchingsagres.com e a organização recomenda que os interessados se inscrevam o mais rapidamente possível, pois todos os anos há atividades que esgotam logo no lançamento.

Depois de escolherem e fazerem a inscrição online, nas atividades gratuitas e pagas, com preços convidativos, os participantes só têm que rumar a Sagres, recolher a sua pulseira e usufruir de tudo o que este festival tem para oferecer.

- Publicidade -

Este ano a ave “estrela” do cartaz é a cegonha-preta, uma presença regular nos céus de Sagres, que os participantes do festival podem observar com relativa facilidade na altura da migração. Mais esquiva do que a cegonha-branca, a cegonha-preta vê-se geralmente sozinha ou em casais (na época de reprodução), mas entre agosto e outubro, quando migra para África, podem juntar-se bandos que

chegam às 100. É nesta altura que é mais fácil de observar, e no nosso país a zona de Sagres é local privilegiado para o fazer, precisamente por altura do Festival. É então que cegonhas-pretas vindas do centro da Europa congregam aqui, procurando passagem para África. Como dependem das correntes térmicas para planar, e essas correntes de ar quente só se formam sobre a terra, estas aves procuram atravessar o mediterrâneo pelo caminho mais curto, em Gibraltar.

O evento é organizado mais uma vez pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

Pode ser acompanhado também em http://www.birdwatchingsagres.com/, no Facebook em www.facebook.com/birdwatchingfestivalofsagres e no Instagram em www.instagram.com/sagresbirdwatchingfestival.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.