“Acesso Cultura” vai capacitar agentes culturais da região para a inclusão

ouvir notícia

A missão da “Acesso Cultura” visa a promoção do acesso físico, social e intelectual à participação cultural.

No primeiro dia, Maria Vlachou, diretora executiva do projeto, vai abordar o tema “Deficiência e Gestão Cultural”. Ao longo da sessão serão abordados vários aspetos do trabalho de uma organização cultural, tendo sempre presente que quando a inclusão e a diversidade são vistas de uma forma mais holística, surgem múltiplas e diversas oportunidades criativas. O acesso de todos aos espaços culturais e a inclusão de pessoas com deficiência nas equipas dos espaços culturais ou a programação dos seus trabalhos artísticos são, também, assuntos a debater durante a formação.

O debate “Introdução à audiodescrição”, que se realiza no dia 14 de dezembro, vai discutir a importância da audiodescrição para a criação de uma cultura mais inclusiva e acessível. Durante a formação serão, também, debatidas as diferentes abordagens à construção e prestação deste serviço, apresentados os diferentes passos para a inclusão deste serviço na programação de um museu, galeria, teatro ou sala de espetáculos, e serão mostrados guiões de audiodescrição adaptados a várias manifestações artísticas e culturais. Esta ação não forma audiodescritores, mas permite aos profissionais da cultura entenderem melhor o potencial e a logística necessária para a disponibilização do serviço.

- Publicidade -

 As ações decorrem no auditório da Direção Regional de Cultural do Algarve, das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00. A participação será gratuita, com inscrição obrigatória (ficha de inscrição).

Saiba mais em https://acessocultura.org.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.