Acordo com Marrocos sobre migração legal será em breve, diz ministro

ouvir notícia

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse ontem que Portugal está a discutir com Marrocos, já em fase avançada, um programa de imigração legal, que espera concluir em breve.

O ministro falava na apresentação do balanço do primeiro ano do plano nacional de implementação do Pacto Global das Migrações, quando questionado sobre a fuga de um grupo de migrantes indocumentados que tinha desembarcado no Algarve em setembro e que estava no quartel de Tavira.

Esse programa, que deve ser concluído em breve “dentro dos encontros programados” entre os dois países “visa concluir esse acordo de migração legal”, e vai permitir “obstar a que se verifiquem fenómenos de imigração ilegal”, disse Eduardo Cabrita.

- Publicidade -

O responsável admitiu que não tinha uma reposta para a pergunta sobre como é que 17 pessoas fugiram de um quartel e disse que por isso mesmo se justificou a realização de um inquérito, “e se for o caso a adoção de medidas de natureza disciplinar” sobre funcionários.

O ministro realçou que o relacionamento entre Portugal e Marrocos é de “uma velha amizade” e que os dois países mantêm uma “relação estreita” que o Governo valoriza.

Parte do grupo de migrantes indocumentados que desembarcou no Algarve em setembro fugiu ontem do quartel do exército de Tavira, onde aguardavam pelo seu afastamento do país, disse fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

 Em causa estão, segundo o SEF, 17 dos 28 elementos do grupo que desembarcou na ilha Deserta, em Faro, e que foi depois, por ordem judicial, colocado à guarda do SEF até ao seu afastamento de Portugal por entrada irregular no país.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.