ACRAL quer redução de 50% das portagens

ouvir notícia

.

Reduzir portagens 15% na Via do Infante é “manifestamente insuficiente” e representa “o incumprimento de um compromisso” com o Algarve, afirma o presidente da ACRAL. Para Álvaro Viegas, também não se compreende porque é que as reduções ainda não estão em vigor

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve manifestou na semana passada a sua preocupação pelo facto de o estudo da Infraestruturas de Portugal (IP) sobre o impacto da redução do preço das portagens nas ex-scut ter como base uma diminuição de apenas 15%.

“Isso pode indiciar vontade política de só reduzir 15%”, alerta o presidente da ACRAL. Se for essa a decisão, acrescenta Álvaro Viegas, “a ACRAL está frontalmente contra: porque isso representa o incumprimento de um compromisso com o Algarve – o de haver um corte de 50% – e é, ao mesmo tempo, uma redução manifestamente insuficiente”, salienta.

- Publicidade -

A ACRAL defende uma “redução faseada de, no mínimo, 25% agora, chegando gradualmente aos 50%, conforme foi prometido”.

O dirigente associativo nota ainda que, de acordo com o mesmo estudo da Infraestruturas de Portugal, uma descida do preço das portagens de 35% continuaria a ser benéfica para os cofres do Estado.

Assim sendo, sublinha Álvaro Viegas, “não se compreende que as reduções não estejam ainda em vigor e também não se compreenderá se vier a ser aplicado uma diminuição inferior a esse valor ou de pelo menos 25%, como propomos”.

Redução de 15% pode render mais cinco milhões

“Preocupante”, considera o presidente da ACRAL, “é estarmos a entrar nos dois meses de pico de verão e não se vislumbrar nenhuma decisão: isto é prejudicial para os utentes da Via do Infante, para o turismo, comércio, para as empresas, para o Algarve, para a economia e, como se vê, inclusivamente para as receitas do próprio Estado”.

O apelo da ACRAL, sublinha Álvaro Viegas, “é que o Governo, rapidamente e definitivamente, cumpra com o compromisso com os algarvios e que rapidamente aplique uma redução do valor das portagens não inferior, numa primeira fase, a 25%”.

Segundo o estudo da Infraestruturas de Portugal, encomendado pelo anterior Governo, uma descida de 15% dos preços nas antigas SCUT aumentaria a receita global do Estado em quase 22 milhões de euros. Os ganhos em receitas com portagens seria especialmente grande na Via do Infante: com uma redução de 15%, renderia mais cinco milhões de euros.

“Juntando os valores estimados para as sete autoestradas avaliadas, em todas as hipóteses estudadas, o Estado ficaria a ganhar dinheiro se descesse os preços, mesmo se esta descida chegasse aos 35%”, realça a associação algarvia.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.