Adesão à 2ª Volta do Rastreio do Cancro da Mama no Algarve aumenta e atinge taxa de adesão de 58%

ouvir notícia

 

Mais de 25 mil mulheres algarvias dos 50 aos 67 anos compareceram na 2.ª volta do Programa do Rastreio do Cancro da Mama do Algarve, tendo sido detetados, até ao momento, 85 cancros da mama, de acordo com os resultados preliminares apresentados esta quarta-feira, 15 de Setembro, Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde, pela Coordenadora do Núcleo de Rastreios da ARS Algarve IP, Dra Filomena Horta Correia, no auditório do Hospital de Faro, EPE.

- Publicidade -

A sessão contou com a presença da Presidente da Associação Laço, Lynne Archibald, que aproveitou o momento para entregar donativos destinados à luta contra o Cancro da Mama e assinar um acordo de cooperação com a ARS Algarve IP com o objetivo de desenvolver estratégias de luta contra o cancro da mama na região.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama iniciado em Setembro de 2005 decorre de acordo com as orientações europeias. O rastreio dirige-se às mulheres saudáveis residentes no Algarve entre os 50 e os 69 anos. As mulheres elegíveis são submetidas a uma mamografia digital, gratuita, a cada 2 anos. A 1.ª volta do rastreio (2005 a 2008) abrangeu as mulheres dos 50 aos 65 anos, a 2.ª volta do rastreio (2008 a 2010) abrangeu as mulheres dos 50 aos 67 anos e a partir da 3.ª volta o rastreio abrangerá as mulheres dos 50 aos 69 anos.

Os resultados da 2.ª volta mostram um crescimento de 13% na taxa de adesão, passando de 45% obtidos na 1.ª volta para 58% na 2.ª volta. O que significa que 25.056 mulheres de um total de 43.330 elegíveis efectuaram uma mamografia digital de rastreio.

O cancro da mama é a causa de cancro mais frequente na mulher, representando 1 em cada 6 óbitos por cancro e cerca de 1.500 óbitos a cada ano. Em Portugal são detectados todos os anos cerca de 4.400 casos de cancro da mama.

O Programa de Rastreio de Cancro da Mama, da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Algarve, IP e organizado em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, tem como principal objectivo detectar cancros da mama em fases precoces de desenvolvimento de modo a atingir as taxas de sobrevivência mais elevadas possíveis com tratamentos menos agressivos. O rastreio representou nos anos de 2008 – 2010 (2.ª volta) um investimento financeiro directo de 488.392 euros.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.