Afogamento é a segunda causa de morte entre as crianças

ouvir notícia

.

Enfermeiros ensinam manobras de salvamento aos pais. Iniciativa arranca no sábado no Hospital de Faro

.

O afogamento continua a ser a segunda causa de morte entre as crianças até aos 8 anos de idade, em Portugal. Afeta mais as crianças do sexo masculino e estes acidentes ocorrem sobretudo em piscinas particulares.

- Publicidade -

Em 2009 registaram-se em Portugal 17 acidentes por afogamento, 13 dos quais a Sul do País. Em 2010 registaram-se no Algarve seis acidentes por afogamento e em 2011 entraram no Hospital de Faro oito casos de afogamento, dos quais uma vítima mortal. Este ano há registo de um afogamento cuja vítima faleceu.

Sensibilizar os pais para esta problemática e, ao mesmo tempo, capacitar os educadores para intervirem em caso de afogamento são os grandes objectivos do Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico promovido em conjunto pela Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros e pelo Hospital de Faro.

Esta ação, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, decorre no próximo sábado, 23, a partir das 9h00 no Hospital de Faro. O curso destina-se a pais, professores e educadores que lidam com crianças até aos 8 anos de idade. Desde o início da iniciativa já foram realizadas 17 sessões do curso, abrangendo mais de 276 pais, professores e educadores.

Os interessados devem fazer as inscrições através do site da Ordem dos Enfermeiros (www.ordemenfermeiros.pt).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.