Agosto é sinónimo de animação no Algarve

ouvir notícia

.

O verão é sol e praia, mas também animação. Pelo menos no Algarve, que programou o mês de agosto com concertos, festas de sardinha (sim, no plural), feiras temáticas medievais e de artesanato e festivais dedicados ao marisco. Nem uma procissão escapa ao cartaz estival, que quer encher o tempo livre dos residentes e dos turistas que fazem férias na região.

Festa da sardinha em Portimão

A programação arranca com um evento pensado para os fortes apreciadores da sardinha. Deste ontem e até ao dia 11, estará instalado um tradicional arraial algarvio na zona ribeirinha de Portimão com bailarico para dar ritmo a quem estiver a comer aquele peixe assado. No pão ou no prato, com batata cozida ou salada montanheira a acompanhar, o que importa aqui é saciar a fome de sardinhas, o maior ícone gastronómico da cidade portimonense. A Festa da Sardinha começa às 21h00.

- Publicidade -

…e do frango assado na Guia

No dia 02 (e até 04 de agosto), o prato principal é outro: o frango da Guia, que por ser tão famoso merece a organização de um evento em nome próprio, a Festa do Frango da Guia. Já vai na XXVI edição e levará a partir das 19h00 ao Polidesportivo do Guia Futebol Clube, em Albufeira, centenas de pessoas que partilham o gosto de comer frango assado na brasa.

Jazz em Loulé

De Albufeira, parte-se agora para Loulé e Silves para outros programas, afinados para quem aprecia música jazz e viagens no tempo até séculos distantes. Entre 02 e 04 de agosto, o Festival Internacional de Jazz de Loulé explorará um repertório jazzístico tão diferente quanto os grupos que passarão pelo parque municipal, onde acontecem os concertos. No Projet, Ricardo Coelho Project, Quinteto Desidério Lázaro, Paulo Luz, Anna Maria Jopek e Betty M. Quartet são os nomes escolhidos para esta edição do festival, sob a direção artística de Mário Laginha.

Feira medieval em Silves

Também com início no dia 02, a Feira Medieval de Silves chegará ao centro histórico da cidade com dez dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do reino do Algarve. E o que acontecerá? Dois torneios a cavalo por dia, um espetáculo teatral no castelo e muita dança e animação numa feira que funcionará das 18h00 à 01h00 de segunda a sexta e das 18h00 às 02h00 aos fins de semana. Termina a 11 de agosto.

Mais sardinha, mas em Albufeira

Para quem não teve oportunidade de saborear as sardinhas em Portimão, haverá mais uma boa hipótese de o fazer, desta vez em Albufeira. A Festa da Sardinha de Olhos de Água ocupará o largo dos Pescadores com quilos e quilos do delicioso peixe para os mais comilões. Tem lugar de 08 a 11, com entrada livre.

Música portuguesa em Tavira

Entretanto continua a decorrer o Verão em Tavira, um acontecimento cultural gigante que engloba este mês quatro concertos de música portuguesa no parque do Palácio da Galeria (Orquestra do Algarve com Amor Electro, dia 9, Helder Moutinho, dia 16, JP Simões, dia 24, e Entre Aspas, dia 30), mostras de cinema no Convento do Carmo (de 02 a 12), exposições no Palácio da Galeria e feiras de ofícios (de 07 a 15) e de antiguidades e velharias (de 17 a 27) na rua do Cais.

Artesanato e doçaria em Lagos

Em Lagos, o desafio é não perdermos a nossa atenção no meio do artesanato e da doçaria local na Feira de Tradições e Artes do Algarve. Estará no parque urbano de Bensafrim e traz-nos ainda gincanas, demonstrações de equitação, de petanca ou futsal e jogos típicos no picadeiro. Decorre de 09 a 11 e tem entrada livre.

Marisco em Olhão

Reparemos agora nesta lista: camarão, conquilha, amêijoa, percebe, santola, búzio e ostra. Já deu para perceber quem são os protagonistas do próximo evento, o Festival do Marisco.

Os melhores bivalves e mariscos da ria Formosa, confecionados das mais diversas maneiras, estarão prontos para a degustação entre 10 e 15 de agosto. A música estará a cargo de Tony Carreira, Carminho, Xutos & Pontapés, João Pedro Pais, U2UK e um cantor revelação, que atuarão no Jardim do Pescador Olhanense.

A agenda reserva-nos ainda uma festa religiosa em honra da Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, com uma missa na Igreja Matriz seguida de procissão até à praia dos Pescadores, no dia 14.

Folclore internacional no “Folkfaro”

E reserva-nos muita dança tradicional no Festival Internacional de Folclore de Faro (Folkfaro), entre 16 e 24. O festival volta à doca de Faro com grupos de vários países e continentes para colorir a cidade com dança, cantares e trajes populares. A gala de abertura é no dia 16, no Teatro das Figuras.

Fatacil em Lagoa

E entre os dias 16 e 25, é tempo de Fatacil, um dos certames generalistas mais importantes do Sul do país. Além do artesanato e dos produtos tradicionais, haverá música no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa, com Entre Aspas, The Gift, Herman José e Orquestra, José Cid, Vol. 2/Os Azeitonas, Miguel Gameiro, Emanuel, Expensive Soul, João Pedro Pais e Pedro Abrunhosa, assim mesmo, por esta ordem.

Dias Medievais de Castro Marim

De Lagoa para Castro Marim, partimos para quatro dias e quatro noites de Idade Média: os Dias Medievais vão fazer recuar a vila até uma época habitada por reis e rainhas, nobres, monges, cavaleiros destemidos e monstros. Entre 22 e 25, no castelo e na vila de Castro Marim, os serões serão animados com torneios, jogos tradicionais, animações de rua e execuções de tarefas da época.

Festival do Percebe em Vila do Bispo

Para retemperar forças depois de tanta animação, nada melhor que um evento gastronómico para rechear a barriga de sabores do mar. O Festival do Percebe acontece de 23 a 25 em Vila do Bispo e tem como protagonista o percebe, como o nome indica. Mas ele não estará sozinho à mesa: lapas, burgaus, mexilhões e moreia frita são outras variedades presentes no certame.

Noite Branca de Loulé

O cartaz do mês encerra em grande, com a novidade do regresso da Noite Branca de Loulé. Depois de dois anos de interrupção, este evento que tem como objetivo fazer a despedida do verão volta às ruas de Loulé com música, animação de rua, moda, pintura e artes plásticas, sob o mote do branco. A não perder no dia 31.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.