Agosto recheado de animação cultural no concelho de Alcoutim

ouvir notícia

.

A música, as festas, as feiras e mercados, as exposições e as tradições em geral vão estar em destaque durante este mês naquele município do nordeste algarvio

Domingos Viegas

O concelho de Alcoutim, no nordeste algarvio, vai ter um mês de agosto recheado de animação cultural, com eventos que se realizam um pouco por todo o município. Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer o Algarve mais genuíno, a sua cultura, as suas tradições, mas também assistir a espetáculos musicais, exposições, festas locais, feiras e mercados.

- Publicidade -

No âmbito das exposições, “Terra de Fronteira” continua patente nas ruas da sede do concelho. Trata-se de uma exposição permanente, inserida no projeto “Algarve, Do Reino à Região” e que dá a conhecer um pouco da história da região e desta zona do Algarve em particular.

Durante todo o mês de agosto estará patente no Centro de Artes e Ofícios a mostra “Bonecas da Flor d’Agulha”, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 16h30. A partir da próxima segunda-feira, e até ao dia 30, a pintora Dominique Chaummelle expõe na Casa dos Condes (Biblioteca Municipal de Alcoutim). Esta mostra pode ser visitada, também, de segunda a sexta-feira, mas entre as 09h00 e as 18h00. No dia 16 é inaugurada na praia fluvial do Pego Fundo a exposição “A Pesca no Guadiana”Local, que pode ser apreciada diariamente, entre as 10h00 e as 18h00.

Festas tradicionais

As festas tradicionais começam no próximo sábado com a Festa de Santa Marta, na localidade com o mesmo nome, seguindo-se, no dia 9, a Festa de São Bento, na Alcaria Queimada, e a de Tacões, que se prolonga até ao dia seguinte. Seguem-se as festas de Farelos (dia 10), de Giões e de Santa Justa, estas duas últimas durante três dias (16, 17 e 18). Mais para o final do mês acontecem as festas de Vaqueiros (dias 23 e 24) e de Martim Longo (de 30 de agosto a 1 de setembro).

No dia 15 de agosto, a partir das 19h00, realiza-se a tradicional procissão fluvial de Nossa Senhora do Carmo, no rio Guadiana.

Outra das tradições do concelho de Alcoutim são as suas feiras e mercados. A feira anual de Giões realiza-se já este domingo e o mercado de Vaqueiro acontece no próximo dia 8. Segue-se a Feira de Verão de Martim Longo (dia 17) e o mercado do Pereiro, também conhecido por Feira Nova (dia 25). Refira-se que, a partir de segunda-feira e até ao dia 11, acontece a feira do livro na praia fluvial do Pego Fundo (Alcoutim).

Acordeão em destaque

O Festival de Acordeão de Giões está agendado para o dia 15 de agosto, mas ao longo deste mês haverá diversos bailes animados por aquele instrumento. Estes “encontros” de dança arrancam este sábado nos Balurcos de Baixo e no Zambujal, mas vão repetir-se, até meados de agosto, nas localidades de Velhas e Laranjeiras (ambos no dia 10), bem como no Montinho das Laranjeiras e no Azinhal (ambos no dia dia 17).

Cante alentejano, fado, musica tradicional e cinema

No dia 8 de agosto realiza-se em Giões a segunda edição do Encontro de Grupos Corais de Cante Alentejano. O evento, que contará com a presença de diversos grupos oriundos da região do Alentejo, começa às 22h30. No dia 22, também em Giões, acontece uma noite de fados, com os artistas a subir ao palco a partir das 22h00.

Durante este mês de agosto há “Música na Praça”, às quartas-feiras, em Alcoutim, e cinema itinerante, com a iniciativa “O Cinema à Minha Porta”, que levará diversos filmes a várias povoações do concelho.

Até ao dia 22 decorre o concurso de fotografia “Alcoutim – Sanlúcar do Guadiana” e no dia 24 haverá uma festa de espuma no cais de Alcoutim (a partir das 22h00). Desde o mês de julho a até outubro, decorre a denominada Dinamização do Núcleo Museológico de Santa Justa, naquela localidade e organizada pelo Projeto Alcoutim.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.