ALGARVE ÚLTIMAS

“Ainda é prematuro falar de medidas de apoio à população”

.

O secretário de Estado da presidência, Tiago Antunes, referiu esta quinta-feira em declarações à Antena 1 que ainda é prematuro falar-se em medidas de apoio às populações afetadas pelo incêndio de Monchique.

Esta declaração surge após a Associação Empresarial da Região do Algarve ter apelado ao Estado para que apoie os empresários afetados pelo incêndio.

Vitor Neto, presidente da associação, estima que muitas empresas, sobretudo familiares, tenham sido afetadas. Mas para já é preciso realizar um levantamento completo dos prejuízos.

O incêndio que começou a lavrar há sete dias na serra de Monchique parece controlado e já não tem nenhuma frente ativa. No concelho de Silves, a situação também está mais calma e o combate às chamas corre de forma mais favorável. Mas ainda não é hora de “lançar os foguetes”.

Isto porque, a Proteção Civil não quer dar o incêndio por extinto, devido ao elevado risco de reacendimentos nesta tarde de quinta-feira. Tem sido a partir desta hora que têm ocorrido os reacendimentos nos últimos dias, devido ao vento forte.

Ao todo, este incêndio já consumiu mais de 23 mil hectares, o equivalente a 23 mil campos de futebol.

Segundo a página da Proteção Civil na internet, o fogo, que começou na zona da Perna Negra, na sexta-feira, e que alastrou aos territórios vizinhos de Portimão e de Silves, mobilizava 1.300 operacionais, 390 meios terrestres e doze meios aéreos.

A grande preocupação das autoridades está concentrada agora entre uma imensa área entre Monchique, Silves, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra.

Segundo o último balanço, o número de feridos no incêndio de Monchique já atinge as 36 pessoas, dos quais 19 são bombeiros. Este número foi avançado por Patrícia Gaspar, 2ª comandante operacional da Proteção Civil, adiantando que a situação destes bombeiros não é grave. “São basicamente inalações de fumos, exaustão e entorses”, esclareceu.

A Câmara de Portimão está a disponibilizar desde esta quinta-feira uma linha (808 282 112) que concentra toda a informação sobre voluntariado e donativos.

NC|JA

Advertisements

Assine já com 10% de desconto. Cupão: CPNOVO Ignorar

Tamanho da Fonte
Contraste
%d bloggers like this: