A Câmara Municipal de Albufeira, ao lado de um conjunto de especialistas da região, promove nos dias 8, 9 e 10 de abril o “Albufeira 21 Summit” que vai debater o turismo no concelho, que está a viver consequências económicas e sociais da pandemia de covid-19, anunciou a autarquia.
“Albufeira é o segundo maior destino turístico em Portugal, logo após Lisboa. O seu peso é tão grande que este concelho representa por si só cerca de 40% da capacidade de alojamento turístico de todo o Algarve”, refere a Câmara Municipal algarvia em comunicado.
O evento decorre no Auditório Municipal de Albufeira, onde serão debatidos temas relacionados com o Turismo, a Ação Social, Juventude, Cultura, Transição Digital e a Estratégia 2030, com testemunhos reais “de contributos válidos para projetos estruturais que levem Albufeira ao seu papel natural de face viva do turismo português, moderna e adaptada às novas exigências”.
As alterações climáticas também fazem parte do programa, com debates acerca da descarbonização, a economia circular e a energia verde, uma vez que “defender o ambiente é essencial para a manutenção do mundo como o conhecemos”, considerada como uma “ameaça que se segue à pandemia”.
O tema da transformação digital também estará em cima da mesa, considerado como “essencial para dar suporte às novas tendências e a tudo o que está em causa no futuro do concelho, e que deverá ser discutida por forma a colocarmos Albufeira ao nível dos melhores municípios do mundo”.
Esta iniciativa inclui ainda a criação da marca Albufeira, um “sinónimo de qualidade e garantia, capaz de ajudar ao desenvolvimento da indústria e da agricultura locais”, com a ligação destes setores aos circuitos de distribuição modernos como o e-commerce.
O Jornal do Algarve é parceiro oficial desta iniciativa.