Albufeira abraça projeto para vencer a indisciplina na escola

ouvir notícia

.

O município de Albufeira está a desenvolver um projeto-piloto no agrupamento de escolas local (EB1 da Correeira, EB1 de Vale Pedras e EB1 dos Caliços). O projeto chama-se “Ser” e é destinado a crianças a frequentar o 1º ciclo.

“Este projeto-piloto faz parte de um conjunto mais alargado de medidas e ações que a autarquia tem vindo a implementar nas várias escolas do concelho com vista a promover o sucesso educativo”, refere José Carlos Rolo, vice-presidente da autarquia e vereador responsável pelo pelouro da educação.

O objetivo passa por “ensinar as crianças a controlar as suas emoções, através do desenvolvimento da inteligência emocional”. O programa, que se insere no âmbito da área curricular não disciplinar “Educação para a Cidadania” (a qual faz parte do currículo do 1º ciclo) teve início no passado mês de outubro e prolonga-se até ao final do ano letivo, dentro do horário escolar.

- Publicidade -

Com esta medida, a Câmara Municipal de Albufeira pretende “contribuir para o melhoramento do sucesso escolar, para a diminuição da indisciplina, da agressividade e da desmotivação e, numa fase posterior, para a diminuição dos comportamentos de risco nas crianças e jovens do concelho”.

O programa recorre a metodologias como as dinâmicas de grupo e exercícios e jogos criativos, que permitem aos participantes tomarem consciência de si e do seu corpo, com recurso a técnicas de “respiração consciente”, relaxamento e/ou foco de atenção e
concentração, automassagem, entre outras ferramentas utilizadas para o efeito…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 7 DE DEZEMBRO)

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.