Albufeira acolhe exposição da Fundação Serralves

ouvir notícia

Durante dois meses, um dos maiores e mais valiosos espólios da Fundação de Serralves no que concerne à arte contemporânea – a Escultura Abstracta, produzida por artistas nas décadas de 1960-1970 – vai estar patente ao público, no Espaço Multiusos de Albufeira.

A exposição “Escultura Abstracta nas décadas de 1960/1970”, da colecção de Serralves, que integra o programa
Allgarve’10, é considerada um dos maiores espólios da Fundação de Serralves e reflecte os paradigmáticos anos 60 e 70, no que concerne à afirmação da emancipação estética em Portugal, por parte dos escultores ligados ao contexto artístico portuense.

Assim, quem visitar a exposição, poderá apreciar obras de Armando Alves, Zulmiro de Carvalho, João Machado, Silvestre Pestana, Alfredo Queiroz Ribeiro, José Rodrigues, Ângelo de Sousa e Joaquim Vieira.

- Publicidade -

Como explicou Nuno Faria, programador de arte contemporânea do Allgarve, os artistas nela representados contradizem qualquer ideia de seguidismo acrítico ou de atraso em relação às experiências artísticas que se iam fazendo lá fora, mostrando que não só as conheciam como delas souberam retirar o que melhor servia a singularidade das suas respectivas pesquisas.
O coordenador do programa Allgarve, Augusto Miranda, referiu que “a exposição não está aqui por caso, surge num contexto de valorização da região como destino turístico”.

Já Luisa Ramos, assessora do diretor do Museu de Serralves, relembrou que esta mostra “reúne artistas que marcaram uma época”.

Fernando Anastácio, em representação do presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, relembrou a importância do município de Albufeira, como principal parceiro do programa Allgarve, reiterou a importância de se criarem novos públicos, no contexto da oferta turística, e terminou dizendo que “a arte tem já uma expressão extremamente significativa no Algarve”.
O presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, por sua vez, congratulou-se com a inauguração da exposição no concelho, referindo que “Serralves é uma referência nacional” e que, por isso, esta é a melhor forma de marcar a posição de Albufeira face ao mercado cultural, na busca e fidelização de outro público.

“É preciso apostar em eventos de qualidade, que complementem a oferta sol, mar e praia”, rematou o autarca.

A entrada é gratuita.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.