Albufeira acolhe mercado com produtos 100% locais

Os pequenos produtores agrícolas de Albufeira vão ser as estrelas do Mercado dos Caliços, no próximo dia 7 de dezembro. É que os seus produtos vão integrar a marca 100% Local, um projeto da associação In Loco, num dia que vai contar com a campanha “Cá se fazem, cá se comem”, de reflexão sobre o consumo alimentar.

A “festa” dos produtos locais, que começa às 8h00 e termina às 13h00, surge no âmbito de uma parceria estabelecida entre o município de Albufeira e a associação In Loco, com vista à integração de Albufeira no projeto 100% Local, uma iniciativa que visa “estimular a economia, valorizando o consumo informado e a produção local e regional”.

Assim, a próxima ação é um mercado dedicado ao que se faz e consome em Albufeira e cujos produtos serão identificados, pela primeira vez, com a marca 100% Local.

“Este mercado, dedicado totalmente ao que se produz e comercializa em Albufeira, procede de um conjunto de ações já realizadas pelo município, nomeadamente, uma reunião com os comerciantes e agricultores locais, o levantamento e a identificação dos produtos produzidos no concelho, bem como uma formação sobre Produção Agro Alimentar de Pequena Escala que decorreu na biblioteca municipal Lídia Jorge, no passado dia 20, com a participação de 30 produtores”, realça a autarquia, acrescentando que um dos objetivos desta formação foi “informar os presentes acerca do enquadramento legal e fiscal de atividades diversas, como a produção e comercialização direta entre o caçador e produtor de pequenas quantidades de alguns produtos primários e transformados, e o consumidor final, ou a criação de galinhas e a produção de ovos, entre outras”.

Pretendemos incentivar a economia local”

Refira-se que Albufeira realiza já um mercado de produtores locais no pátio do Mercado dos Caliços, nas manhãs das quintas-feiras e sábados, dando a possibilidade de venda de produtos da época.

Já o mercado do dia 7 de dezembro será diferente, na medida em que assinala a adoção da marca 100% Local e irá também integrar uma campanha de âmbito regional, que visa promover a reflexão sobre alimentação e hábitos de consumo, denominada “Cá se fazem, cá se comem”. É ainda intenção que, a estes produtores, se juntem igualmente os concessionários de bancas de frutas e legumes, podendo assim aderir ao projeto 100% Local.

Para além dos produtores/agricultores de Albufeira, estarão presentes três produtores (cogumelos, ervas aromáticas e mel) provenientes de outros concelhos do Algarve. “Pretende-se, assim, diversificar a oferta, dado que os produtores locais são essencialmente hortofruticultores”, explicam os responsáveis.

“Pretendemos incentivar a economia local, apoiando robustamente certas atividades económicas, como a agricultura”, refere o presidente da câmara, José Carlos Rolo, acrescentando que, “com o clima, a água e a terra que temos, os nossos agricultores podem dar um salto não só em quantidade, como em qualidade”.

A acompanhar a realização do mercado será inaugurada uma instalação artística de António Quintas, intitulada “A Balança”, na zona envolvente ao Mercado dos Caliços, bem como animação de rua, alusiva às questões da produção local, consumo informado e alimentação saudável.

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar

Comentar

>
Tamanho da Fonte
Contraste