Albufeira: Autarquia vai investir 150 milhões de euros em novos projetos até 2023

ouvir notícia

A reutilização de água, a habitação acessível e obras para diminuir o risco de inundações são alguns dos novos projetos da Câmara Municipal de Albufeira, apresentados hoje, quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Os investimentos totalizam 150 milhões de euros até 2023.

O presidente da autarquia, José Carlos Rolo, apresentou os novos projetos com o lema “Construir o presente, criar o futuro” e fez um balanço do seu mandato, com a apresentação de um vídeo de 8 minutos com todas as obras e investimentos feitos desde a Educação à Saúde Pública, passando pela Ação Social e o Ambiente.

Reivindicando uma postura positiva quanto à sustentabilidade e meio ambiente para os próximos quatro anos, o município pretende reutilizar as águas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e substituir os relvados dos jardins públicos (que serão todos requalificados) por outras espécies botânicas, uma vez que a atual “consome muita água”, segundo José Carlos Rolo.

- Publicidade -

Na sessão, a Câmara Municipal de Albufeira anunciou também que adquiriu recentemente vários apartamentos para alugar, onde serão aplicadas rendas mais baixas e irá atribuir subsídios ao arrendamento acessível, investindo um total de 500 mil euros nessa operação.

Uma das áreas com mais investimentos, cerca de 30 milhões de euros, será o saneamento, incluindo o Plano Geral de Drenagem de Albufeira (21 milhões de euros), que consiste na construção de um novo túnel, de coletores urbanos e condutas adutoras para diminuir o risco de inundações como as que ocorreram em 2015.

A maior fatia dos 150 milhões de euros a investir será destinada a arranjos e reordenamento do espaço público: cerca de 65 milhões de euros em obras como a requalificação da baixa da cidade (10 milhões de euros) e a pavimentação e repavimentação de todo o concelho (20 milhões de euros).

À semelhança de outras localidades algarvias, o município projeta a construção de um Parque de Feiras, Exposições e Congressos, cujo terreno foi adquirido recentemente por um valor de 1,2 milhões de euros.

Educação (8 milhões de euros), Património Cultural (2 milhões), Ação Social e Família (16 milhões), Saúde Pública (mais de 2 milhões), Segurança (2 milhões), Iluminação Pública (2 milhões), Desporto e Juventude (2 milhões), Cultura (500 mil euros), Saúde e Proteção Animal (750 mil euros), Ambiente (8 milhões), Espaços Verdes (3 milhões) são as outras áreas de investimento por parte da Câmara Municipal de Albufeira até 2023.

Segundo José Carlos Rolo, os projetos hoje apresentados são apenas uma “pequena amostra” dos planos para o concelho nos próximos anos, uma vez que “falta sempre alguma coisa para terminar”, referiu.

O valor total do investimento para o quadriénio, 150 milhões de euros, será obtido através de fundos próprios e europeus ou em alternativa, “apesar de não haver necessidade”, de empréstimos da banca, concluiu o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.