Albufeira desafia cidadãos a registarem testemunhos da vivência em pandemia

ouvir notícia

O município de Albufeira está a desafiar os cidadãos a registarem os seus testemunhos da vivência durante a pandemia de covid-19, para constituírem memória coletiva para o futuro, informou hoje a autarquia.

O projeto “Histórias e Memórias Pandemia 20-21” incita os munícipes a enviarem para o Arquivo Municipal de Albufeira os seus registos acerca da covid-19, através da página do município, preenchendo um formulário, lê-se num comunicado da autarquia.

Para além de testemunhos por escrito, há a possibilidade de as pessoas enviarem “fotografias, registos de vídeo, sonoros, desenhos ou outras formas”, acrescenta a Câmara de Albufeira.

- Publicidade -

Os interessados podem enviar o “testemunho sobre as perdas humanas, laborais, quotidianas ao nível da mobilidade e outras”, podendo igualmente, enviar o seu testemunho sobre o modo como “superaram o confinamento” ou como foi seu o Natal, exemplifica.

Citada na nota, a vereadora da cultura da Câmara de Albufeira, Ana Pífaro, afirma que o objetivo deste projeto é “garantir que a História não apagará os acontecimentos de 2020 – 2021, em Albufeira”.

Segundo a autarca, os registos estão a ser feitos maioritariamente nas redes sociais, que são “espaços efémeros e dificilmente lugares de memória”, pelo que considera importante que haja um registo que perdure no tempo.

Para aquela responsável, a memória sobre a pandemia “deve ser registada de modo a não deixar cair no esquecimento as angústias, incertezas e esperanças, coletivas, individuais e familiares, que a comunidade sentiu e sente ao longo destes dias tão estranhos”.

O Arquivo Municipal de Albufeira tem ‘online’ uma parte do seu espólio, sendo possível consultar os registos de vários momentos marcantes da história de Albufeira em documentos oficiais, fotografias, recortes de imprensa, correspondência e outros registos.

O projeto “Histórias e Memórias Pandemia 20-21” não tem data limite de acolhimento de testemunhos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.