Albufeira e Lagos abrem portas à inclusão de cidadãos deficientes

ouvir notícia

Os municípios de Albufeira e Lagos estão a preparar respostas para os cidadãos com deficiência. No primeiro município acaba de abrir o “Espaço Integrar”, um serviço disponibilizado pelo município de Albufeira, a funcionar no Parque Lúdico, que tem como missão apoiar, intervir e encaminhar quem tem uma condição de saúde que comprometa a sua funcionalidade.

Já em Lagos, foi aprovado um protocolo de cooperação a celebrar entre o município e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), no próximo dia 26 de novembro, que visa a criação de um Balcão da Inclusão. O objetivo é proporcionar atendimento especializado na área da deficiência e reabilitação.

Regressando a Albufeira, são várias as atividades que decorrem ao longo de todo o ano no “Espaço Integrar”, ao dispor dos cidadãos com algum grau de deficiência ou incapacidade e respetivas famílias.

- Publicidade -

Entre as várias iniciativas, destacam-se o “Adapta-te” (encontro com atividades físicas dirigido a pessoas com deficiência), assim como outros eventos que incluem diversas atividades.

Entre as várias iniciativas desenvolvidas naquele espaço, destaca-se também o Balcão da Inclusão, um serviço que tem por objetivo prestar informação e mediação especializada e acessível a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, bem como às suas famílias.

Lagos também vai ter Balcão da Inclusão

Em Lagos, o Balcão da Inclusão também visa proporcionar atendimento especializado na área da deficiência e reabilitação, sendo que a autarquia considera que “o acesso à informação é condição essencial para a promoção de igualdade de oportunidades e o pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência/incapacidade”.

Essa é também a missão dos “balcões da inclusão”, espaços de atendimento onde se presta, a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às suas famílias e, ainda, a organizações que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência, informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes na área da deficiência e reabilitação, designadamente relacionados com: prestações e respostas sociais, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, educação precoce e educação.

Atualmente, segundo a informação disponibilizada pelo INR, a Rede de Balcões da Inclusão integra 52 serviços de atendimento instalados em autarquias, a que se somam 18 instalados nos centros distritais da Segurança Social.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.