Albufeira é um “caso de estudo” a salvar vidas

ouvir notícia

Os desfibrilhadores automáticos para socorrer vítimas de doença cardiovascular estão a ser instalados em locais chave do concelho de Albufeira. Com estes equipamentos, as equipas médicas vão poder atuar imediatamente em caso de paragem cardíaco-respiratória e, assim, salvar vidas

 

A instalação de vários desfibrilhadores nas ruas de Albufeira e a formação de dezenas de voluntários como “socorristas de proximidade” está a despertar a atenção de vários municípios portugueses, que querem seguir o exemplo de Albufeira. O presidente da autarquia, José Carlos Rolo, frisa que este programa é crucial para “melhorar o tempo e a qualidade da resposta” nos casos de emergência médica relacionados com a ocorrência de doença súbita, que matam uma média de 27 pessoas por dia no nosso país

 

- Publicidade -

O Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) de Albufeira, que foi apresentado há cerca de oito meses, é já considerado, “pela sua inovação, um caso de estudo em matéria de programas DAE comunitários, existindo vários municípios portugueses com a intenção de seguir este exemplo”, revela a autarquia.

Segundo apurou o JORNAL DO ALGARVE, este programa, apresentado em setembro de 2017, prevê a colocação de 11 cabines que estarão equipadas com um desfibrilhador na via pública e que permitirão “dar uma primeira resposta em situação de paragem cardiorrespiratória, possibilitando ainda um contacto direto com os bombeiros para uma resposta mais eficiente”.

Além disso, o Programa de Desfibrilhação Automático de Albufeira permitiu ao longo deste tempo “um conjunto alargado de formações junto de várias dezenas de voluntários, entre civis e militares, que passam a integrar o referido programa, enquanto socorristas de proximidade, podendo atuar em situações de paragem cardiorrespiratória”.

A última ação neste âmbito decorreu no quartel dos bombeiros de Albufeira, no passado sábado, e envolveu o próprio executivo da câmara municipal. O presidente, José Carlos Rolo, assim como os vereadores do executivo municipal, o chefe de gabinete e o adjunto do presidente receberam formação especial…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 31 DE MAIO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.