Eficácia do sistema de rega em Albufeira reduz perdas de água

ouvir notícia

O desperdício de água no sistema de rega urbana de Albufeira é de 20%, um dos valores mais baixos na região, garantiu o município, anunciando que este ano vai estender a telegestão inteligente do sistema de rega ao Parque do Ribeiro e jardim de Montechoro.

A autarquia salienta que desde há quatro anos que definiu a eficiência hídrica na rega como uma preocupação efetiva e tem vindo a instalar equipamentos de rega inteligente desde essa data.

O sistema iniciou-se com o Parque da Alfarrobeira e Jardim da Biblioteca, posteriormente foi alargado à zona do edifício dos Paços do Concelho, depois Eixo Viário e finalmente Vale Faro. “Este investimento permite uma poupança de custos e de recursos naturais. As nossas preocupações ambientais são várias e com este sistema, colmatamos milhões de m3 de água por ano”, refere o autarca, José Carlos Rolo, citado num comunicado municipal.

- Publicidade -

No final de 2020, surgiu o Plano Regional de Eficiência Hídrica realizado pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e, nessa sequência, surgiu o programa financeiro para concretizar o objetivo de aumento da eficiência de utilização da água.

Como tal, o Município de Albufeira assinou o referido protocolo e compromisso de financiamento, no valor de 81 mil euros, valor esse que utilizará para materializar os investimentos que já tinham sido pensados para este ano de 2021, nomeadamente estender a telegestão ao Parque do Ribeiro e jardim de Montechoro.

De recordar que este sistema, instalado nas estações meteorológicas, permite efetuar a leitura de parâmetros ambientais, tais como pluviosidade, intensidade do vento, temperatura, entre outros, correlacionando essa informação com as variáveis programada para a rega, otimizando-as. O controle e monitorização é feito por WiFi.

Segundo o município, os consumos médios por m2 de relvado rondam os 5-6 litros por dia, variando com os meses do ano e as condições meteorológicas. O sistema está instalado no Parque da Alfarrobeira, Eixo Viário, Jardim de Vale Faro, Montechoro (zona da Biblioteca Municipal) e toda a zona envolvente dos Paços do Concelho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.