Albufeira instala postos de carregamento de veículos elétricos

ouvir notícia

O município de Albufeira concluiu, na semana passada, a instalação de dois postos de carregamento de veículos elétricos de utilização pública.

Estes dois postos de carregamento semirrápido estão localizados no parque de estacionamento de superfície da Rua do Município e na junto ao parque de estacionamento P1 da Rua Manuel Bentes Júnior.

O custo total do investimento rondou os 20 mil euros e, segundo o município, pretende “criar uma alternativa válida para o fornecimento de energia a veículos elétricos que registam uma procura cada vez maior no mercado automóvel”.

- Publicidade -

Nesta fase experimental, o abastecimento energético é gratuito, sendo que estes dois postos, ligados à rede nacional de mobilidade elétrica (a MOBI.E), estão agora disponíveis para todos os cidadãos inscritos naquela entidade, a qual entregará um cartão aos interessados. Cada posto possui dois pontos de abastecimento (cada um possui 22 kW de potência) permitindo a carga simultânea de dois veículos elétricos ou híbridos, à potência máxima. Cada ponto de carga é constituído por uma tomada que permite o recarregamento de entre 20 a 80 % da bateria da viatura respetiva, num período entre duas a quatro horas, dependendo do modelo.

Frota municipal em renovação

Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, com esta medida, o município está “a contribuir para a promoção da mobilidade sustentável, assim como para o objetivo nacional de alcançar uma redução de 9% de energia em 2020”.

“Queremos ombrear o mais possível com as novas políticas tendentes a uma maior eficiência energética, para bem do ambiente, da economia, enfim, de todos nós”, disse o autarca.

Ainda a este propósito, refira-se que o município de Albufeira possui atualmente na sua frota um total de oito veículos elétricos (seis viaturas e dois motociclos), estando prevista a aquisição de outras tantas, mediante concurso público já lançado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.