Albufeira investe cerca de 1,3 milhões euros no bem-estar animal

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Albufeira vai investir cerca de 1,3 milhões de euros em várias obras destinadas ao bem-estar animal, como a construção de um canil, parque canino e um cemitério para animais de companhia, anunciou a autarquia

Segundo a vereadora Cláudia Guedelha, trata-se de “um plano que resulta de vários anos de trabalho, de partilha muito próxima de preocupações, dificuldades e diversos desafios colocados no dia a dia, nomeadamente com a Guarda Nacional Republicana (SEPNA), os Bombeiros Voluntários de Albufeira e o Centro de Bem-Estar Animal, o que nos levou a refletir e a encontrar um caminho assertivo relativamente a estas questões”. 

Está também prevista a adaptação de uma viatura para socorro animal, três anos depois da inauguração do Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira. 

- Publicidade -

A construção do Canil Municipal pretende “dar continuidade à estratégia iniciada pelo município com a construção do Centro de Bem-Estar Animal (obra vencedora do primeiro Orçamento Participativo de Albufeira), com o objetivo de dar resposta ao crescente número de cães abandonados e errantes no concelho, promover a recolha e alojamento condigno de animais, a realização de ações de esterilização com vista a posterior adoção, melhorar a qualidade das condições”, refere a autarquia em comunicado. 

Este equipamento vai integrar um total de cinco módulos, que inclui o anterior Centro de Bem-Estar Animal, onde fica instalado o Atendimento ao Público, receção, gatil, vestiário do staff, Gabinete de Coordenação e uma sala para o pessoal. 

O módulo A ficará destinado aos serviços, Gabinete Clínico, instalações sanitárias, salas técnicas e salas multiusos para ações de adoção, sensibilização, debates e workshops. 

Já o módulo B ficará vocacionado para o alojamento e recolha permanente de animais, composto por 26 celas com capacidade para 65 cães, uma cela para maternidade ou isolamento, três celas de quarentena e zonas técnicas. 

O módulo C também terá alojamento, com 22 celas com capacidade de 55 cães, uma cela para maternidade e isolamento e zonas técnicas de apoio à atividade. 

Por fim, o módulo D ficará equipado com duas celas semicirculares, destinadas ao alojamento e quarentena de animais com suspeita de raiva. 

O canil terá uma capacidade máxima prevista de 120 animais e na implantação dos edifícios ” foi tido em consideração a sua interligação funcional, bem como o respeito pelo revestimento arbóreo existente, dominado maioritamente por sobreiros”. 

A obra terá início durante o mês de abril e foi adjudicada por mais de 709 mil euros, com um prazo de execução de 180 dias. 

O novo Parque Canino será como “um prolongamento natural” do Centro de Bem-Estar Animal e terá um espaço de recreio com equipamento de salto, slalom, ponte, rampa, balouço, anel, túnel e mesas para pausa. 

Esta zona do parque estará dividida em duas áreas, uma destinada a cães de maior porte e outra para mais pequenos, onde será colocada sinalização com regras de conduta e segurança, papeleiras, dispensador de sacos para dejetos, postes para prender animais, bebedouros para pessoas e animais e bancos. 

As obras deste parque têm um custo superior a 187 mil euros e deverão começar em abril, com um prazo de execução de 75 dias. 

Para recolher e transportar animais, a Câmara Municipal de Albufeira comprou uma viatura que será posteriormente adaptada para funcionar como um veículo de socorro animal, com um investimento superior a 94 mil euros. 

Já o Cemitério para Animais de Companhia será instalado num terreno a norte do novo Cemitério Municipal, organizado em três áreas como o sepultamento convencional, o sepultamento em jazigo e columbários. 

“Não podemos descurar a importância dos laços afetivos; por isso vamos construir este espaço que permite às famílias despedirem-se dos seus animais, que cuidaram durante toda uma vida e que merecem o nosso respeito, com dignidade num local apropriado”, refere Cláudia Guedelha. 

Esta obra deverá começar em agosto, com um prazo de execução de 100 dias e um investimento superior a 294 mil euros. 

“Este grande projeto que agrega o Centro de Bem-Estar Animal, agora ampliado com várias valências: Canil, Parque Canino, Viatura de Socorro Animal e Cemitério para animais de companhia é uma mais-valia para o concelho, mas para que funcione precisa da colaboração de entidades externas, como os Bombeiros Voluntários e a GNR, que fazem um trabalho extraordinário de apoio a esta dinâmica que é necessário ter em prol da saúde, da segurança e do bem-estar animal”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. 

Para o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, “é muito importante conhecer os direitos, mas que é fundamental não esquecer os deveres”, além de referir que está orgulhoso do projeto que foi pensado “com todos os pormenores, ao nível da arquitetura, da engenharia e sob o ponto de vista prático. É um projeto holístico e fico orgulhoso por ser concretizado em Albufeira”. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.