Albufeira investe em carros elétricos para combater poluição e ruído

ouvir notícia

.

Até ao final deste ano, o município de Albufeira vai receber seis veículos ligeiros elétricos, de modo a “promover a mobilidade sustentável do concelho” e “a assegurar a redução das emissões poluentes e do ruído na cidade”.

Com esta medida, a autarquia pretende “melhorar a qualidade de vida da população e promover a mobilidade sustentável, substituindo racionalmente os veículos de combustão interna mais antigos e poluentes, por veículos modernos e amigos do ambiente”.

A câmara municipal salienta ainda que estes seis veículos elétricos não emitem qualquer tipo de emissões poluentes prejudiciais para a saúde da população local.

- Publicidade -

“Desta forma, esta ação poderá contribuir tanto para a redução das emissões poluentes provenientes das viaturas, como para a diminuição do ruído na cidade de Albufeira, dado que se tratam de veículos bastante silenciosos”, acentua o município.

Os novos veículos, que irão integrar a atual frota municipal, têm uma capacidade de cinco lugares e uma bateria de 30 kWh, com autonomia real de 200 quilómetros.

616 euros por ano poupados por cada veículo

A entrega dos veículos será feita até ao dia 31 de dezembro de 2017, sendo que cada veículo terá um custo de cerca de 28 mil euros e uma garantia de cinco anos. O abastecimento destes veículos é realizado através de carregadores de parede que serão colocados nas instalações municipais, as quais “possuem um custo de energia elétrica reduzido, em média tensão”.

Outras das inovações baseia-se na gestão do veículo através de uma aplicação em smartphone, onde será feito o controlo da energia, da localização por GPS e do ambiente.

Segundo a autarquia, este investimento irá possibilitar uma poupança nos gastos dos transportes, ascendendo “a uma média de cerca de 616 euros/ano poupados por cada veículo”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.