Albufeira: Perigo das arribas mantém-se depois do verão

ouvir notícia

Prestes a terminar mais uma época balnear, que em Albufeira encerra oficialmente a 15 de outubro, o município fez o balanço da campanha de informação e sensibilização sobre o perigo das arribas, levada a cabo entre 2 de julho e 6 de setembro.

“Apesar de ainda se verificarem algumas situações de desrespeito relativamente ao cumprimento da sinalética, a iniciativa tem sido muito bem acolhida pelos banhistas com visíveis alterações de comportamentos face ao risco”, acentua a Câmara de Albufeira, que através do serviço municipal de proteção civil realizou várias ações nas 25 praias do concelho sobre os perigos das arribas, numa campanha intitulada “Desfrute do Verão em Segurança”.

A iniciativa, que este ano abrangeu cerca de 10 mil pessoas de forma direta (número de folhetos distribuídos), terminou com duas ações nas praias dos Arrifes e de São Rafael, que contou com a presença da vereadora responsável pelo pelouro da proteção civil.

- Publicidade -

Cláudia Guedelha sublinhou que, “apesar dos esforços das autoridades competentes para minorar os riscos, a natureza é imprevisível, pelo que há que estar atento e tomar as devidas precauções”. “Albufeira tem 30 quilómetros de litoral e praias de grande beleza, todas elas com o galardão máximo da qualidade ambiental, mas as características próprias das nossas arribas, o processo de erosão natural a que estão sujeitas e os invernos rigorosos, aumentam o perigo de derrocadas ou queda de blocos; daí a nossa preocupação em fazer de cada banhista um agente informado e consciente dos riscos que corre”, salientou a autarca.

“O verão está a chegar ao fim, mas a beleza das praias do concelho continua a ser um convite para bonitos passeios ao longo do areal e pelas falésias, pelo que é importante continuar atento e respeitar os avisos, existentes à entrada das praias, e a sinalética colocada junto às arribas”, alertou Cláudia Guedelha.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.