Albufeira: Praça de Touros foi comprada e não voltará a ser recinto de toureio

ouvir notícia

A Praça de Touros de Albufeira, a única fixa no Algarve, encerrou definitivamente as portas e os novos proprietários planeiam reabilitar o complexo urbanístico, disse à Lusa um responsável da empresa que adquiriu o espaço.

O complexo urbanístico, com 12 mil metros quadrados, compreende 40 apartamentos, um centro comercial, onde funcionou um cinema, uma discoteca e um bingo, assim como a Praça de Touros, desativada desde o final de 2019.

“O nosso objetivo é fazer uma reabilitação urbana de toda a zona, preservando a memória e identidade da praça de touros na cidade”, afirmou à Lusa Jorge Duarte, responsável administrativo da Corcova no Algarve – Investimentos Turísticos e Imobiliários, S.A -, que adquiriu o complexo em 2020.

- Publicidade -

Questionado quanto à solução a dar à área ocupada pela arena, Jorge Duarte revelou estar “ainda em projeto”, sendo algo que está a ser estudado entre os promotores e a autarquia, mas sublinhou que “em termos de estrutura de touradas, terminou”.

Todo o complexo é “uma licença habitacional que tem uma fração que é a Praça de Touros”, esclareceu aquele responsável, realçando que a intenção é transformar essa fração em algo que “seja agradável”.

Quanto à hipótese de vir a ser “uma sala de espetáculos, apartamentos ou um centro comercial” é algo que “ainda não está determinado”, frisou. Além disso, a estrutura habitacional está “muito degradada” e necessita ainda de uma intervenção.

Já um outro lote, antes usado como parque pelos veículos de transporte e para o aquecimento dos animais, vai agora ser convertido num silo automóvel e supermercado, disse à Lusa João Pedro Rosa, da Metropark, empresa responsável pelo projeto.

Fonte da Câmara de Albufeira confirmou à Lusa a desativação da Praça de Touros, cujas touradas se realizavam já por acordo entre os antigos proprietários e o promotor das corridas, algo que terminou aquando da aquisição do complexo pela Corcova.

A Praça de Touros de Albufeira, com capacidade para 3.803 espetadores, foi inaugurada a 10 de abril de 1982 e era a única que ainda funcionava de forma regular no Algarve.

Segundo os dados da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), em 2019 foi a praça com mais espetáculos em Portugal (20), mas a sexta em quantidade de assistência (16.260), numa média de 813 espetadores por tourada.

O Relatório da Atividade Tauromáquica 2019 elaborado pela IGAC salienta o facto de Albufeira “ter passado para sexto lugar em termos de espetadores, quando se mantinha há pelo menos quatro anos em segundo lugar, tendo sido apurado um decréscimo de cerca de 5.600 espetadores”.

A Lusa tentou apurar a data da última corrida de touros, mas não foi possível contactar a organização e a página oficial na internet da Praça de Touros de Albufeira já não está ativa.

Na sua página de Facebook, o último evento registado data de 25 de outubro de 2019.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.