Albufeira promove alimentação saudável nas crianças

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Albufeira vai promover workshops acerca de alimentação saudável nas crianças, para encarregados de educação, professores, pais e educadores, nos meses de março e maio, anunciou a autarquia.

O primeiro workshop acontece no dia 14 de março, na cantina da Escola Básica dos Caliços, entre as 10:00 e as 12:30 e as inscrições devem ser feitas até sexta-feira (6 de março).

Nas formações, serão partilhadas receitas e dicas para preparar lanches, com a participação das crianças.

- Publicidade -

Os outros dois workshops vão decorrer a 9 e 30 de maio na cantina da Escola Básica 1,2 e 3 da Guia e na cantina do Centro Educativo do Cerro do Ouro, respetivamente.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através dos e-mails [email protected] ou [email protected]. O número de vagas é limitado.

Esta iniciativa decorre após um estudo feito por técnicos da autarquia de Albufeira, no âmbito do projeto “Nutrimexe”, que pretende combater a obesidade infantil no concelho.

Segundo o estudo, a taxa de prevalência da obesidade infantil nas crianças do 1º ciclo do ensino básico de Albufeira é de 15,4%, de pré-obesidade 19,1%, de peso normal 63,9% e de baixo peso 1,6%.

Os resultados demonstram que 52,6% das crianças praticam desporto fora da escola, enquanto que 47,1% não efetua qualquer atividade física. Em relação à alimentação, maior parte das crianças não come sopa ao jantar e cerca de metade dos alunos não ingere legumes ou salada no segundo prato.

O estudo refere ainda que 74,6% das crianças de Albufeira consome mais do que uma peça de fruta diariamente e que apenas 32,6% dos alunos consome alimentos saudáveis.

“Em causa está o bem-estar da criança e a sua saúde. A alimentação influencia o sucesso escolar e queremos que as nossas crianças tenham o que lhes é imprescindível. Comer bem para crescer melhor é o nosso lema, pois este crescer não é só físico, mas também ao nível do conhecimento”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.