Albufeira promove aulas de português para migrantes

ouvir notícia

.

Reconhecendo que “as barreiras linguísticas agravam bastante o problema” da integração social das comunidades migrantes, a autarquia de Albufeira está a promover aulas de português e alfabetização.

As ações de formação decorrem no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Albufeira, a funcionar desde 2008 naquele concelho para apoiar a comunidade migrante residente, nomeadamente em todas as questões relacionadas com o trabalho, saúde, educação, reagrupamento familiar, nacionalidade, retorno voluntário e legalização.

Para contornar as dificuldades linguísticas, a autarquia promoveu uma candidatura que permite financiar a 75% ações de formação de língua portuguesa destinadas à comunidade migrante, a realizar durante os meses de fevereiro e março. Assim, desde a passada terça-feira e até 24 de fevereiro realiza-se uma “Ação de Iniciação ao Português”. A segunda formação é uma “Ação de Alfabetização” que se irá realizar em dois períodos diferentes: até 23 de fevereiro e de 2 a 30 de março.

- Publicidade -

“A grande missão do centro passa por facilitar o dia-a-dia de cidadãos que se encontram em situação de fragilidade social, por motivos que se prendem, sobretudo, com a sua situação legal no país de acolhimento, a que acrescem dificuldades provocadas pela barreira linguística”, salientam os responsáveis…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – DIA 16 DE FEVEREIRO)

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.